Verstappen vence em casa e retoma a liderança do campeonato

domingo, 5 de setembro de 2021 às 11:34

Max Verstappen

Max Verstappen retomou a liderança do campeonato mundial de pilotos diante de seus fãs após vencer o GP da Holanda em Zandvoort.

Verstappen venceu uma corrida sem grandes emoções à frente do rival Lewis Hamilton, tirando a primeira posição no campeonato do piloto da Mercedes.

Valtteri Bottas chegou em terceiro, à frente de Pierre Gasly, Charles Leclerc e Fernando Alonso. Verstappen colocou uma volta em todos, exceto na dupla da Mercedes.

O holandês largou bem da pole e manteve a liderança na primeira volta. Mais atrás, Esteban Ocon e Fernando Alonso, da Alpine, tiveram um leve toque antes da Gerlachbocht, enquanto Antonio Giovinazzi caiu para 10º após largar em sétimo.

Tendo largado do pitlane, Sergio Perez deu uma forte travada enquanto tentava passar Nikita Mazepin na Tarzan. Os pneus ficaram tão danificados que a Red Bull o chamou para trocá-los, comprometendo ainda mais seu fim de semana.

Verstappen abriu uma vantagem de pouco mais de três segundos sobre Hamilton, que foi o primeiro dos líderes a colocar pneus médios na volta 20. A Red Bull reagiu chamando Verstappen na volta seguinte, e ele retornou dois segundos à frente do rival.

Bottas herdou o primeiro lugar, mas continuou com seus macios usados por várias voltas. Com pneus mais novos, Verstappen se aproximou e reassumiu tranquilamente a liderança na reta dos boxes na 30ª passagem. Bottas parou na volta seguinte e retornou em terceiro.

Hamilton fez um segundo pit-stop na volta 39 e colocou mais um jogo de médios. A Red Bull mais uma vez reagiu rapidamente, dando um jogo do composto duro e devolvendo Verstappen à pista ainda confortavelmente na liderança.

A questão passou a ser se os pneus médios de Hamilton aguentariam até o fim da prova. A vantagem de Verstappen se estabilizou em cerca de três segundos até as últimas voltas.

Bottas foi chamado a três voltas da chegada e informado que o objetivo era criar um espaço para Hamilton também parar e tentar a melhor volta. O finlandês fez os dois primeiros setores mais velozes e foi avisado por James Allison para “abortar a volta mais rápida”.

Bottas aparentemente ignorou a instrução e completou a volta mais rápida da prova. Com isso, Hamilton teve uma única oportunidade para marcar o ponto de bônus e conseguiu tranquilamente.

Verstappen seguiu tranquilo para confirmar uma vitória extremamente popular em casa e assumir a liderança do campeonato mundial de pilotos. Hamilton garantiu a volta mais rápida e a segunda posição, à frente de Bottas.

Gasly terminou em quarto, seguido por Leclerc e Alonso – que passou seu compatriota Carlos Sainz nos últimos momentos. Perez eventualmente ficou em oitavo, com Ocon e Lando Norris fechando os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull Honda 72 1:30:05.395
2 Lewis Hamilton Mercedes 72 +20.932s
3 Valtteri Bottas Mercedes 72 +56.460s
4 Pierre Gasly Alpha Tauri Honda 71 1 volta
5 Charles Leclerc Ferrari 71 1 volta
6 Fernando Alonso Alpine Renault 71 1 volta
7 Carlos Sainz Ferrari 71 1 volta
8 Sergio Perez Red Bull Honda 71 1 volta
9 Esteban Ocon Alpine Renault 71 1 volta
10 Lando Norris McLaren Mercedes 71 1 volta
11 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 71 1 volta
12 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 70 2 voltas
13 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 70 2 voltas
14 Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 70 2 voltas
15 Robert Kubica Alfa Romeo Ferrari 70 2 voltas
16 Nicholas Latifi Williams Mercedes 70 2 voltas
17 George Russell Williams Mercedes 69 abandono
18 Mick Schumacher Haas Ferrari 69 3 voltas
19 Yuki Tsunoda Alpha Tauri Honda 48 abandono
20 Nikita Mazepin Haas Ferrari 41 abandono

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.