Verstappen vence em Abu Dhabi, mas Norris é campeão mundial
domingo, 7 de dezembro de 2025 às 11:30
Lando Norris
Lando Norris controlou a tensão e conquistou o título mundial de Fórmula 1 de 2025, embora Max Verstappen tenha vencido o GP de Abu Dhabi.
O holandês largou na pole e transformou a vantagem inicial em sua oitava vitória no ano. Logo depois, Oscar Piastri superou Norris ainda na volta de abertura e terminou em segundo.
Apesar de cair para terceiro no início, Norris manteve a posição até o fim, portanto tornou-se o 11º britânico campeão mundial da F1. Charles Leclerc e George Russell completaram o top 5 em uma corrida sem qualquer sinal de bandeira amarela.

Primeira metade – Norris escapa de punição
A decisão começou extremamente equilibrada, já que os três candidatos ao título largaram nas três primeiras posições: Verstappen na pole, Norris em segundo e Piastri em terceiro.
Além disso, o australiano adotou uma estratégia diferente, pois largou com pneus duros, enquanto seus rivais escolheram os médios.
Assim que as luzes se apagaram pela última vez em 2025, Verstappen arrancou melhor e em seguida fechou a porta para Norris. O trio permaneceu na ordem inicial até a curva 9, onde Piastri mergulhou por fora e ultrapassou Norris.
A dupla da frente abriu vantagem rapidamente. Porém, Norris passou a lidar com forte pressão de Leclerc, com Russell logo atrás.
Somente na volta 11 o monegasco perdeu a zona de DRS. Vale lembrar que essa foi a última corrida na história da F1 com uso do DRS, o que tornou o detalhe ainda mais simbólico.
Enquanto isso, a gestão de pneus ganhou importância absoluta. Como consequência, Russell antecipou sua estratégia e parou no fim da volta 14, tentando o undercut sobre Leclerc.
Norris e Leclerc responderam duas voltas depois. Após o pit stop, Norris retornou no meio de um trem de DRS, enquanto Leclerc voltou à frente de Russell. Ambos ultrapassaram o pelotão rapidamente, mantendo-se próximos.
Simultaneamente, Verstappen e Piastri apostaram em um stint mais longo. Nesse momento, Yuki Tsunoda entrou em cena. A Red Bull ordenou que ele atrasasse Norris o máximo possível, já que Leclerc se mantinha por perto.
Na volta 23, Tsunoda forçou Norris para fora da pista na longa reta oposta. Norris completou a ultrapassagem com os quatro pneus além da linha branca. Por isso, a Red Bull chamou Verstappen aos boxes imediatamente.
Verstappen retornou à frente de Norris com folga. Piastri assumiu a liderança provisória. Os comissários analisaram ambas as situações: Norris escapou de punição, enquanto Tsunoda recebeu cinco segundos por tirar o britânico da pista.
Segunda metade – Norris suporta pressão constante
Após o duelo com Tsunoda, a corrida entrou em ritmo mais estável. Piastri manteve a liderança, embora precisasse parar. Logo atrás dele apareciam Verstappen, Norris, Leclerc e Russell.
A estratégia ganhou novo rumo quando Leclerc parou novamente na volta 39. Isso obrigou a McLaren a tomar uma decisão crucial para Norris. Piastri sofria com desgaste nos pneus, enquanto Verstappen já o alcançava. Mesmo assim, a equipe optou por chamar Norris na volta 40.
A escolha abriu caminho para Verstappen ultrapassar Piastri com facilidade na longa reta já na volta 41. Em seguida, Piastri parou e voltou em segundo, com Norris reassumindo o terceiro posto e Verstappen consolidando a liderança.
Com todas as paradas concluídas, Norris passou a ter o cenário ideal para confirmar o título. No entanto, Leclerc representava o último risco, já que recebeu pneus médios, enquanto Norris utilizava compostos duros.
Em apenas duas voltas, Leclerc reduziu 1.8s da diferença inicial de seis segundos. Contudo, logo depois, a margem se estabilizou em quatro segundos.
Enquanto isso, Lewis Hamilton avançou de 16º para oitavo e gradualmente passou a brigar pelo sexto lugar, embora sem sucesso.
Na frente, tudo ficou mais tranquilo. Verstappen manteve ritmo forte e evitou qualquer manobra estratégica. Assim, cruzou a linha de chegada e venceu partindo da pole, com Piastri em segundo.
Entretanto, todas as atenções estavam voltadas para Norris. O britânico administrou a pressão final, segurou o terceiro lugar e finalmente se tornou campeão mundial de 2025.
Leclerc e Russell fecharam o top 5. Hamilton não conseguiu superar Fernando Alonso e Esteban Ocon pelo sexto lugar. Oliver Bearman e Lance Stroll completaram o top 10.
Classificação da prova:
| Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
| 1 | Max Verstappen | Red Bull | 58 | 1:26:07.469 |
| 2 | Oscar Piastri | McLaren | 58 | +12.594s |
| 3 | Lando Norris | McLaren | 58 | +16.572s |
| 4 | Charles Leclerc | Ferrari | 58 | +23.279s |
| 5 | George Russell | Mercedes | 58 | +48.563s |
| 6 | Fernando Alonso | Aston Martin | 58 | +67.562s |
| 7 | Esteban Ocon | Haas F1 Team | 58 | +69.876s |
| 8 | Lewis Hamilton | Ferrari | 58 | +72.670s |
| 9 | Lance Stroll | Aston Martin | 58 | +74.523s |
| 10 | Oliver Bearman | Haas F1 Team | 58 | +76.166s |
| 11 | Nico Hulkenberg | Sauber | 58 | +79.014s |
| 12 | Gabriel Bortoleto | Sauber | 58 | +81.043s |
| 13 | Carlos Sainz | Williams | 58 | +82.158s |
| 14 | Yuki Tsunoda | Red Bull | 58 | +83.794s |
| 15 | Kimi Antonelli | Mercedes | 58 | +84.399s |
| 16 | Alexander Albon | Williams | 58 | +90.327s |
| 17 | Isack Hadjar | Racing Bulls | 57 | 1 volta |
| 18 | Liam Lawson | Racing Bulls | 57 | 1 volta |
| 19 | Pierre Gasly | Alpine | 57 | 1 volta |
| 20 | Franco Colapinto | Alpine | 57 | 1 volta |
abu dhabi, comentar formula 1, corrida F1, ferrari, formula 1, max verstappen, mclaren, mercedes, Norris campeão F1 2025, oscar piastri, red bull, título F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.