Verstappen toma punição de 10 segundos, mas mantém P2

domingo, 5 de dezembro de 2021 às 20:07

Max Verstappen

Max Verstappen recebeu uma penalização de 10 segundos por causar uma colisão com o rival Lewis Hamilton no GP da Arábia Saudita.

O piloto da Red Bull foi considerado “predominantemente” culpado pelo incidente porque tinha “freado repentina e significativamente” à frente de Hamilton antes de o britânico tocar na traseira dele na aproximação da Curva 27.

“Na curva 21, o piloto do carro 33 recebeu a instrução para devolver uma posição ao carro 44 e foi-lhe dito pela equipe que o fizesse “estrategicamente”. O carro 33 diminuiu significativamente na curva 26. No entanto, era óbvio que nenhum dos pilotos queria assumir a liderança antes da linha de detecção DRS 3″, disse o veredicto dos comissários.

“O piloto do Carro 33 declarou que estava se perguntando porque é que o Carro 44 não tinha ultrapassado e o piloto do Carro 44 declarou que, não tendo tido conhecimento nessa fase de que o Carro 33 estava devolvendo a posição, desconhecia a razão pela qual o Car 33 estava diminuindo. Ao decidir penalizar o piloto do Carro 33, o ponto-chave para os comissários foi que ele freou repentinamente (69 bar) e significativamente, resultando numa desaceleração de 2,4g”.

“Embora aceitando que o piloto do Carro 44 poderia ter ultrapassado o Carro 33 quando esse carro diminuiu pela primeira vez, compreendemos porque é que ele (e o piloto do Carro 33) não quis ser o primeiro a atravessar o DRS”.

“No entanto, a frenagem brusca pelo piloto do carro 33 foi determinada pelos comissários como sendo errática e, por conseguinte, a causa predominante da colisão e, consequentemente, a penalização padrão de 10 segundos para este tipo de incidente, é imposta”, concluiu o comunicado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.