Verstappen afirma que é tarde para mudar regras de 2026
quinta-feira, 5 de março de 2026 às 9:11
Max Verstappen
Max Verstappen afirmou que já é tarde para alterar o regulamento técnico da Formula 1, mesmo após críticas surgirem durante os testes de pré-temporada.
Neste ano, a categoria entrou em uma nova fase. Afinal, mudanças profundas atingiram tanto a aerodinâmica quanto as unidades de potência. Como consequência, as equipes precisaram desenvolver carros praticamente do zero.
Ainda assim, os novos motores rapidamente geraram debate no paddock. Alguns pilotos levantaram preocupações sobre diferentes aspectos do comportamento dos carros.
Por exemplo, muitos citaram dificuldades para ultrapassar. Além disso, também mencionaram os procedimentos de largada e a necessidade de reduzir bastante a velocidade nas curvas para recuperar energia.
Enquanto isso, o primeiro teste real dessas mudanças acontecerá neste fim de semana. O GP da Austrália, realizado em Melbourne, abre oficialmente a temporada. Portanto, a corrida oferecerá o primeiro retrato do desempenho dos novos carros em um cenário competitivo.
Por outro lado, alguns sugeriram que a FIA deveria permanecer aberta a possíveis ajustes no regulamento. Entretanto, Verstappen acredita que esse momento já passou.
“É um pouco tarde para isso”, afirmou o piloto à imprensa.
Além disso, o holandês destacou o enorme investimento realizado pelas equipes durante o desenvolvimento dos novos carros.
“A quantidade de dinheiro investida nesse regulamento significa que ele ficará em vigor por bastante tempo”, explicou.
Em seguida, o tetracampeão também sugeriu que os problemas atuais não são exatamente inesperados.
“Era possível ver isso chegando. Portanto, agora é um pouco tarde para levantar essas questões”.

Verstappen elogia projeto da Red Bull
Entre as principais novidades desta nova era técnica, a Red Bull inicia a temporada utilizando sua própria UP pela primeira vez.
Durante os testes realizados no Bahrain, a performance e a confiabilidade do conjunto chamaram a atenção das equipes rivais. Por isso, muitos analistas apontaram a equipe de Milton Keynes como uma possível candidata imediata às primeiras posições.
Mesmo assim, Verstappen tratou de reduzir a empolgação externa. Ainda assim, ele demonstrou orgulho pelo trabalho realizado durante o desenvolvimento do projeto.
“Fiquei muito feliz com o que fizemos na pré-temporada”, afirmou.
Além disso, o piloto destacou a integração entre o motor e o carro como um dos pontos fortes do pacote técnico.
“Foi um grande momento de orgulho para todos. Todo o projeto se encaixou muito bem entre o motor e o carro”.
Em seguida, Verstappen revelou que o comportamento inicial do equipamento o surpreendeu positivamente.
“Fiquei positivamente surpreso com a sensação geral”.
Segundo o campeão mundial, as novas regras trouxeram grande complexidade para todas as equipes. Ainda assim, a experiência ao volante foi satisfatória.
“As mudanças foram muito complexas para todos. No entanto, em termos de sensação no carro e da interação entre motor e chassi, foi bom”.
Por outro lado, o piloto reconheceu que alguns aspectos ainda não o agradam.
“Claro que dei minha opinião sobre algumas coisas que não gostei”.
Mesmo assim, ele reforçou que o trabalho realizado internamente foi extremamente positivo.
“O que aconteceu dentro da equipe foi realmente muito bom. Portanto, estamos muito felizes com isso”.
Red Bull ainda busca mais desempenho
Apesar da boa impressão inicial, Verstappen acredita que a equipe ainda pode evoluir.
“Agora, olhando para a performance, queremos ser um pouco mais rápidos”, disse.
Naturalmente, esse objetivo é comum no paddock da F1. Afinal, todas as equipes procuram extrair o máximo possível de seus carros.
Além disso, o piloto avaliou os dados coletados nos testes realizados no Bahrain. De acordo com ele, a Red Bull ainda não mostrou o melhor ritmo do grid.
“Pelo que aprendemos no Bahrain, não somos os mais rápidos”.
Por fim, Verstappen prefere aguardar a primeira corrida antes de tirar conclusões definitivas.
“Não faço ideia. Primeiro vamos ver onde estamos”.
comentar formula 1, f1, FIA formula 1, formula 1, GP da Austrália F1, max verstappen, Motores F1 2026, noticias f1, pre-temporada f1 bahrain, red bull, Regulamento F1 2026, temporada F1 2026, unidade de potência Red Bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.