Verstappen segue na frente e crava a pole em Austin
sábado, 18 de outubro de 2025 às 19:17
Max Verstappen
Max Verstappen manteve o embalo na luta pelo título mundial da Fórmula 1 ao conquistar a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
Depois de vencer a corrida curta, o piloto da Red Bull confirmou o favoritismo e dominou a classificação em Austin.
Desde o início do Q3, Verstappen mostrou ritmo impressionante. Logo em sua primeira tentativa, registrou 1m32.510s, um tempo 0.394s melhor que o de Lando Norris. Essa performance foi tão forte que ninguém conseguiu superá-lo.

No entanto, o holandês perdeu a chance de tentar uma volta ainda mais rápida. Ele cruzou a linha de chegada um instante após o tempo expirar, portanto não pôde abrir outra volta. Mesmo assim, o resultado inicial foi suficiente para garantir a pole.
Norris tentou reagir, mas parou em 1m32.801s, apenas sete milésimos à frente de Charles Leclerc, que terminou em terceiro. Logo atrás, Lewis Hamilton garantiu o quinto lugar.
Enquanto isso, Oscar Piastri, líder do campeonato, enfrentou dificuldades. O australiano usou pneus usados em sua primeira tentativa e não conseguiu melhorar depois. Com 1m33.084s, ele ficou apenas em sexto.
Caso o resultado se repetisse na corrida, Verstappen ficaria 38 pontos atrás de Piastri, enquanto Norris estaria 12 pontos atrás, com 141 ainda em disputa.
Q3: Verstappen alcança a sétima pole da temporada
Na parte decisiva da classificação, Verstappen selou mais uma exibição dominante. Durante o Q3, ele garantiu a volta mais rápida logo de cara, o que acabou sendo suficiente para confirmar sua sétima pole do ano e a primeira em Austin desde 2021.
Seu engenheiro Gianpiero Lambiase chegou a pressioná-lo na volta de saída, mas o piloto não cruzou a linha a tempo para abrir uma nova tentativa. Ainda assim, manteve o controle total da sessão.
Enquanto isso, Leclerc rodou na última curva em sua primeira tentativa, ficando inicialmente em 10º. Mesmo assim, o monegasco reagiu. Voltou à pista e subiu para segundo, mas logo foi superado por Norris por apenas 0.006s, repetindo a primeira fila da corrida curta.
Hamilton, por sua vez, travou os freios na curva 1 e perdeu tempo. Ainda assim, conseguiu se recuperar e subiu de nono para quinto. Já Piastri seguiu com desempenho apagado, sempre alguns décimos atrás de Verstappen e Norris.
Com isso, o top 10 ficou assim: George Russell em quarto, Kimi Antonelli em sétimo, Oliver Bearman em oitavo, Carlos Sainz em nono e Fernando Alonso fechando em 10º.
Q2: Tsunoda reclama e volta a ser eliminado
A segunda parte da sessão trouxe mais drama. Yuki Tsunoda voltou a ser eliminado cedo, desta vez em 13º, e não escondeu a frustração.
O japonês acusou Liam Lawson de atrapalhá-lo “de propósito”, alegando que o rival reduziu demais a velocidade nas curvas. Apesar da queixa, Tsunoda conseguiu marcar 1m33.466s, mas ficou a 0.106s de avançar.
Logo atrás, Nico Hulkenberg foi o primeiro eliminado em 11º, apenas 0.096s atrás de Bearman. Tanto ele quanto Lawson perderam voltas por exceder os limites de pista.
Enquanto isso, a dupla da Alpine teve uma sessão para esquecer. Pierre Gasly e Franco Colapinto ficaram em 14º e 15º, ambos mais lentos no Q2 do que no Q1.
Na frente, Verstappen, Leclerc e Norris dominaram novamente. Pouco antes da segunda tentativa, Norris ainda relatou um problema curioso: o punho esquerdo de seu volante havia se soltado no pit lane, exigindo uma troca às pressas.
Q1: Bandeira vermelha e punições por limites de pista
A primeira fase da classificação começou de forma agitada. Logo nos minutos iniciais, Isack Hadjar bateu forte na curva 6 e provocou bandeira vermelha.
O piloto da Racing Bulls perdeu a traseira e acertou o muro de frente, encerrando sua sequência sem eliminações em Q1.
Quando a sessão foi retomada, Alex Albon parecia salvo ao saltar de 19º para oitavo. No entanto, seu tempo foi deletado por exceder os limites de pista na curva 15.
Com isso, Colapinto ganhou sobrevida e subiu para 19º, mas largará em 18º por causa da punição de Lance Stroll.
Stroll, por sua vez, também teve sua volta excluída por violar os limites na curva 12, ficando inicialmente em 18º. Ele trocará de posição com Albon.
Logo atrás, Esteban Ocon foi o 17º com a Haas, enquanto Gabriel Bortoleto fechou a lista dos eliminados a menos de um décimo de Colapinto.
Norris cometeu um erro na curva 9 e abortou sua primeira tentativa, mas reagiu rapidamente e passou com folga. No topo, Verstappen, Russell e Antonelli lideraram a tabela com voltas consistentes.
Veja a tabela final da classificação
austin, circuito das americas, classificação f1, comentar formula 1, formula 1, gp dos eua, hamilton, leclerc, mclaren, Norris, Piastri, red bull, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.