Verstappen revela ajuda decisiva de Hadjar na classificação
sábado, 18 de julho de 2026 às 12:55Max Verstappen acredita que largaria muito mais atrás no GP da Bélgica sem a ajuda de Isack Hadjar durante a classificação em Spa-Francorchamps.
Como Hadjar recebeu uma punição de 30 posições no grid por trocar vários componentes da unidade de potência, a Red Bull aproveitou a situação para utilizá-lo como referência para Verstappen na parte final da sessão.
Nas duas voltas rápidas do holandês no Q3, Hadjar ofereceu vácuo no setor final do circuito. Na segunda tentativa, inclusive, a impressão foi de que Verstappen ficou próximo demais do carro do companheiro de equipe. No entanto, o tetracampeão descartou qualquer problema.
Graças à estratégia, Verstappen garantiu o segundo lugar no grid, atrás apenas de Kimi Antonelli. Assim, conquistou sua terceira largada na primeira fila na temporada.
Holandês admite que o vácuo fez a diferença
Verstappen não escondeu a importância da ajuda recebida de Hadjar.
“Com certeza isso me ajudou. Caso contrário, eu não estaria aqui. Estaria em sexto lugar ou algo assim.”
Na sequência, o piloto fez questão de elogiar o companheiro de equipe.
“O Isack sabia que largaria do fim do grid hoje. Mesmo assim, fez um trabalho realmente muito bom ao me dar o vácuo no setor final. É por isso que estamos aqui.”
Corrida ainda gera dúvidas para Verstappen
Apesar do bom resultado na classificação, Verstappen acredita que a corrida será muito mais complicada.
George Russell larga na terceira posição, beneficiado pela punição de dez posições aplicada a Lando Norris. Atrás do britânico aparecem Charles Leclerc e Lewis Hamilton, enquanto Norris sobe uma posição no grid definitivo por causa da punição de Hadjar.
“Com certeza, amanhã vou olhar bastante pelos retrovisores para acompanhar quem está ao meu redor. Pelo menos hoje conseguimos um resultado muito bom.”
Além disso, Verstappen avaliou positivamente o desempenho da Red Bull ao longo do fim de semana.
“Acho que o carro foi bastante competitivo durante todo o fim de semana. Claro, não estava no nível do Kimi. Mesmo assim, estamos felizes por largar na primeira fila e pela forma como executamos a classificação como equipe.”
Gestão dos pneus preocupa o piloto
Por fim, Verstappen admitiu que ainda não sabe como a Red Bull responderá durante os stints mais longos da corrida.
“Sempre é difícil administrar os pneus aqui durante um stint longo. Vou apenas dar o meu melhor e ver se conseguimos nos manter na disputa ou não.”
classificação, comentar formula 1, f1, george russell, gp da belgica, Isack Hadjar, Kimi Antonelli, lando norris, max verstappen, noticias f1, primeira fila, q3, red bull, spa francorchamps
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
