Verstappen rejeita teoria sobre os freios da Red Bull
sexta-feira, 23 de agosto de 2024 às 10:09Max Verstappen negou que a Red Bull tinha um sistema de freios assimétrico, agora proibido, no início da temporada.
Antes das férias de verão, a FIA decidiu proibir qualquer abordagem desse tipo, acrescentando um texto ao Artigo 11.2.1 do regulamento técnico da Fórmula 1.
Anteriormente, a passagem dizia simplesmente: “O sistema de freio deve ser projetado de modo que, dentro de cada circuito, as forças aplicadas às pastilhas de freio sejam da mesma magnitude e atuem como pares opostos em um determinado disco de freio”.
Entretanto, a cláusula adicionada fornece maior clareza para as equipes, com a seguinte redação acrescentada: “Qualquer sistema ou mecanismo que possa produzir, sistemática ou intencionalmente, torques de frenagem assimétricos para um determinado eixo é proibido”.
Essa mudança, ratificada por todas as equipes de F1 na mais recente reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, gerou uma onda de especulações sobre o que poderia ter desencadeado o texto suplementar.
Foi relatado que a Red Bull tinha um sistema similar que estava dentro dos limites do regulamento antes de removê-lo no GP de Miami. Também houve rumores de que teria sido a causa do abandono de Verstappen em Melbourne.
Contudo, a FIA negou que a alteração tenha sido resultado de qualquer equipe usando um sistema de freios assimétrico – algo que o holandês corroborou posteriormente.
“Não sei de onde veio isso”, disse ele à mídia holandesa. “Nós também não temos isso no carro, então não nos preocupamos”.
Ao ser questionado se a Red Bull tinha freios assimétricos no início da temporada, ele respondeu: “Não”.
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