Verstappen quebra recorde de vitórias em uma temporada

domingo, 30 de outubro de 2022 às 18:43

Max Verstappen

Max Verstappen bateu o recorde do maior número de vitórias em uma temporada com sua 14ª em 2022 no GP da Cidade do México.

Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Perez usaram os pneus macios e médios na corrida para combater os pilotos da Mercedes, que preferiram os médios e duros.

Apesar de Lewis Hamilton ter progredido a princípio com o composto duro, seus tempos de volta pioraram gradualmente em relação a Verstappen.

George Russell também estava tentando se recuperar depois de perder posições na largada, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Perez no último stint, quando a Red Bull decidiu fazer apenas uma parada.

As dificuldades da Ferrari continuaram no domingo, com Carlos Sainz e Charles Leclerc apenas em quinto e sexto.

Verstappen se defendeu da dupla da Mercedes na largada e Russell foi ultrapassado por Hamilton e Perez após espalhar na curva 4.

Os pilotos da Red Bull largaram com um jogo de pneus macios usados e Perez foi o primeiro a colocar os médios. Uma troca lenta do traseiro esquerdo o deixou atrás das Ferraris.

Pouco depois, Verstappen fez seu primeiro pit-stop. Desta vez, os mecânicos foram precisos e ele conseguiu retornar na frente das Ferraris.

Isso efetivamente lhe deu a liderança real no segundo stint, enquanto Hamilton e Russell continuavam gerenciando seus pneus médios antes da troca para o duro.

Valtteri Bottas perdeu posições na largada e posteriormente para Fernando Alonso e Esteban Ocon graças à estratégia inteligente da Alpine.

Os dois ficaram algumas voltas a mais na pista quando Bottas parou e retornaram em sétimo e oitavo. Todos colocaram o composto duro para ir até o fim.

Porém, Alonso não pôde tirar proveito porque um problema na unidade de potência o forçou a abandonar a seis voltas do final.

Lando Norris chegou em nono, à frente de Bottas. Seu companheiro Daniel Ricciardo foi um dos últimos a parar e colocar pneus macios na tentativa de entrar na zona de pontuação.

Ricciardo saiu dos pits em uma disputa com Yuki Tsunoda pelo 12º lugar. Porém, uma manobra do australiano na curva 5 resultou em um toque que fez Tsunoda decolar.

Os danos causaram o abandono do piloto da AlphaTauri e renderam uma punição de 10 segundos para Ricciardo.

Mesmo assim, o piloto da McLaren continuou atacando e passou Norris e Alonso antes do espanhol abandonar.

Uma última manobra sobre Ocon o deixou no ar limpo, permitindo que ele abrisse mais de 10 segundos para neutralizar sua penalização e terminar em sétimo.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull RBPT 71 1:38:36.729
2 Lewis Hamilton Mercedes 71 +15.186s
3 Sergio Perez Red Bull RBPT 71 +18.097s
4 George Russell Mercedes 71 +49.431s
5 Carlos Sainz Ferrari 71 +58.123s
6 Charles Leclerc Ferrari 71 +68.774s
7 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 70 1 volta
8 Esteban Ocon Alpine Renault 70 1 volta
9 Lando Norris McLaren Mercedes 70 1 volta
10 Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 70 1 volta
11 Pierre Gasly AlphaTauri RBPT 70 1 volta
12 Alexander Albon Williams Mercedes 70 1 volta
13 Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 70 1 volta
14 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 70 1 volta
15 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 70 1 volta
16 Mick Schumacher Haas Ferrari 70 1 volta
17 Kevin Magnussen Haas Ferrari 70 1 volta
18 Nicholas Latifi Williams Mercedes 69 2 voltas
19 Fernando Alonso Alpine Renault 63 abandono
20 Yuki Tsunoda AlphaTauri RBPT 50 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.