Verstappen faz pole no caos do GP do Azerbaijão
sábado, 20 de setembro de 2025 às 11:31O caos da qualificação em Baku
A qualificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão foi, de fato, uma das mais caóticas da temporada. Para começar, a sessão teve seis bandeiras vermelhas, durando quase duas horas. A pista de Baku, por sua vez, apresentou um desafio imenso para todos os pilotos.
A chuva apareceu durante o Q3, aumentando a tensão. O líder do campeonato, Oscar Piastri, por exemplo, infelizmente, encontrou as barreiras. Depois da última interrupção, os carros finalmente retornaram à pista. Assim, Verstappen encontrou aderência e conquistou a pole position para a Red Bull.
A pole com pneus gastos
Verstappen refletiu sobre a sessão caótica. “Foi uma qualificação longa, para ser sincero, com tantas bandeiras vermelhas,” ele explicou. “Por causa disso, foi muito difícil conseguir uma volta completa. Na maioria das vezes, seus pneus não estavam prontos, ou, de novo, acontecia uma bandeira vermelha.”
Ele, em seguida, destacou a dificuldade. “O Q3 foi uma sessão muito difícil, com um pouco de chuva. Na volta final, você só precisa ir para cima,” afirmou o holandês. “Eu nem estava com os melhores pneus, mas por causa de todas as bandeiras vermelhas, você basicamente fica sem pneus.”

O contraste com a McLaren
Max Verstappen, evidentemente, comemorou o resultado. “Fico muito feliz com a forma como o fim de semana se desenrolou,” ele acrescentou. “Desde o primeiro treino, não estávamos mal. Apenas continuamos melhorando um pouco. Chegamos fortes na qualificação, e é isso que importa.”
Além disso, ele é, sem dúvida, o principal adversário da dominante equipe McLaren. Sua sexta pole do ano é, afinal, a maior de qualquer piloto na temporada. A McLaren, no entanto, teve uma sessão de pesadelo, com Lando Norris e Oscar Piastri largando em sétimo e nono, respectivamente.
Foco na corrida de domingo
Apesar de uma grande vantagem no grid, Verstappen espera uma corrida difícil. “Você quer ter uma boa largada. Mas, mesmo assim, precisamos fazer a nossa corrida,” ele comentou. “Precisamos cuidar dos nossos pneus, porque ainda é bem difícil aqui por causa dos compostos mais macios. Então, veremos o que acontece.”
Azerbaijão, baku, comentar formula 1, formula 1, GP do Azerbaijão, lando norris, max verstappen, mclaren, oscar piastri, pneus f1, pole position, Qualificação F1, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.