Verstappen põe ordem na casa e faz a pole do GP da Austrália

sábado, 23 de março de 2024 às 3:17

Max Verstappen – Austrália 2024

O tricampeão mundial Max Verstappen deixou para liderar o pelotão pela primeira vez no Q3 da classificação para o GP da Austrália de 2024.

O holandês está a caminho de obter um recorde de 10 vitórias consecutivas depois de colocar seu Red Bull na pole position para o GP da Austrália.

A terceira pole de Verstappen da temporada parecia ameaçada com a Ferrari parecendo que ia derrubar o piloto holandês.

Mas Verstappen aumentou a aposta diante de uma multidão de pouco menos de 131.000 pessoas, para derrotar Carlos Sainz, que perdeu a última corrida na Arábia Saudita com apendicite, por 0,270 segundos.

Lewis Hamilton detém um recorde de oito pole positions em Melbourne, mas o piloto inglês foi eliminado no Q2, deixando-o num decepcionante P11 no grid – sua posição inicial mais baixa em Melbourne em 14 anos.

Hamilton não conseguiu avançar para o Q3 depois de terminar 0,059 segundos atrás de George Russell no outro Mercedes.

Russell, que largará em P7, tem uma vantagem de 3 a 0 em classificação sobre Hamilton este ano, que deixará os Prateados no final da temporada para ingressar na Ferrari.

O companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, Sergio Perez, ficou em P3, à frente de Lando Norris, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari, que abortou sua última volta após cometer um erro.

Depois de vencer as últimas nove corridas, desde a vitória na corrida de setembro no Japão, Verstappen chega às 58 voltas de domingo como o grande favorito para conquistar outro triunfo e igualar seu recorde.

“Foi um pouco inesperado hoje, mas estou muito feliz com o Q3”, disse Verstappen. “Ambas as minhas voltas foram agradáveis. Tinha sido um fim de semana complicado até agora, mas conseguimos estar lá no final.”

“A Ferrari parece muito rápido nos stints longos, então há um ponto de interrogação sobre amanhã.”

Sainz, que passou por uma cirurgia de emergência em Jeddah para remover seu apêndice há apenas duas semanas, acrescentou: “Foram algumas semanas difíceis, muitos dias na cama, esperando para ver se eu estaria aqui hoje e para conseguir vir para este fim de semana e me classificar na primeira fila, quase não acreditei.”

“Estava enferrujado ontem, mas ganhei velocidade, encontrei o ritmo e me sinto bem no carro.”

“Não vou mentir, não estou no meu estado mais confortável quando estou pilotando, mas posso fazer isso. Tenho muitos sentimentos conectados, mas nenhuma dor, então vou pisar fundo.”

Daniel Ricciardo começará sua corrida em casa em penúltimo lugar no grid depois que sua melhor volta no Q1 foi excluída.

O oito vezes vencedor de corridas parecia ter levado seu RB para a segunda fase da classificação em sua última volta, apenas para os comissários agirem depois que ele saiu totalmente da pista na curva 5.

Ricciardo terá apenas um outro piloto atrás dele – Zhou Guanyu da Sauber – depois que o grid foi reduzido de 20 para 19 pilotos após a Williams de Alex Albon ter sido considerada irreparável após sua batida nos treinos na sexta-feira.

Albon entrou no carro do companheiro de equipe Logan Sargeant, o que significa que o americano lamentavelmente assistirá à corrida de domingo na garagem da Williams. Albon se classificou em P12.

Veja a tabela de tempos final:


AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.