Verstappen pode igualar recorde de Schumacher na Hungria

terça-feira, 18 de julho de 2023 às 11:32

Max Verstappen

Antes do GP da Hungria, Max Verstappen já é o favorito claro a conquistar sua sétima vitória consecutiva na Fórmula 1.

O triunfo do holandês no GP da Inglaterra foi seu oitavo nas 10 primeiras corridas de 2023, e sua grande forma coincidiu com uma queda alarmante do companheiro Sergio Perez.

Nessas seis etapas, a vantagem de Verstappen no campeonato disparou para 99 pontos, praticamente garantindo seu tricampeonato mundial no final da temporada.

Seis vitórias consecutivas ofuscam a recorde anterior de Verstappen – ele venceu na França, Hungria, Bélgica, Holanda e Itália em 2022, também batendo a marca de cinco seguidas de Lewis Hamilton.

Porém, agora ele está visando um recorde de três campeões mundiais, incluindo Michael Schumacher.

Sebastian Vettel está sozinho em termos de vitórias consecutivas graças ao massacre após as férias de verão em 2013, mas há um empate triplo no segundo lugar da lista.

Alberto Ascari, Schumacher e Nico Rosberg cruzaram a linha de chegada na frente sete vezes seguidas, mas só Schumacher fez isso durante uma única temporada.

Em 2004, o heptacampeão mundial venceu 12 das 13 primeiras etapas, perdendo só em Mônaco depois de bater no túnel.

Apesar de Ascari oficialmente ter sete vitórias consecutivas, na realidade ele tem nove, igualando Vettel.

Entre os GPs da Bélgica de 1952 e 1953, ninguém em um carro construído para o regulamento do Campeonato Mundial derrotou o italiano.

Sua estatística é de sete ao invés de nove porque as 500 Milhas de Indianapolis estavam no calendário naqueles anos iniciais.

Em um campeonato dominado por circuitos europeus, a Indy 500 estava lá basicamente para que fosse um “Mundial” – apesar de raramente atrair pilotos da F1.

Ascari correu em Indianapolis em 1952, mas abandonou antes de retornar à Europa e iniciar sua sequência de vitórias.

Oficialmente, Bill Vukovich acabou com o domínio de Ascari vencendo a Indy 500 de 1953, mas foi o triunfo de Mike Hawthorne no GP da França de 1953 que encerrou de fato a sequência do italiano.

Quanto a Rosberg, suas sete consecutivas acabaram quando ele bateu com o companheiro Hamilton no GP da Espanha de 2016, abrindo caminho para a primeira vitória de um certo Max Verstappen.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.