Verstappen ouve sinais positivos do motor Red Bull 2026

sábado, 20 de dezembro de 2025 às 14:30

Max Verstappen

O empresário de Max Verstappen, Raymond Vermeulen, afirmou ter ouvido comentários positivos sobre o motor da Red Bull para a temporada 2026 da Fórmula 1. No entanto, ele adotou cautela ao avaliar o real nível de competitividade do projeto.

A Red Bull produzirá sua própria unidade de potência pela primeira vez desde que entrou no grid, em 2005. A equipe austríaca se tornará oficialmente uma equipe de fábrica, em parceria com a Ford, a partir do novo ciclo técnico.

Além disso, a Red Bull também fornecerá motores para a Racing Bulls. Por isso, precisa começar forte no início do novo regulamento, especialmente após ficar sem os dois títulos nesta temporada.

Quero ser VIP

Avaliação cautelosa sobre o motor da Red Bull

Em entrevista ao site RacingNews365, Vermeulen explicou que ainda não existe um parâmetro claro para medir o desempenho das novas unidades de potência.

“Qual é a referência para o próximo ano? Ninguém sabe”, afirmou. “Portanto, nas primeiras corridas ficará claro como as coisas estão se desenrolando. Começamos com uma abordagem totalmente nova.”

Segundo ele, embora existam sinais encorajadores, ainda é cedo para qualquer conclusão definitiva.

“Ouvimos coisas boas sobre o motor. Mas o que é ‘bom’? Não sei. Qual é a referência? Então, vamos esperar para ver”, completou.

Capacidade de reação pode decidir hierarquia

Vermeulen destacou que o fator decisivo em 2026 pode ser a velocidade de reação das equipes caso alguma comece atrás na hierarquia.

“Acho que o ponto-chave será qual equipe consegue se recuperar mais rápido, caso não esteja no topo”, explicou. “Isso envolve reorganizar o trabalho na fábrica e levar novas peças ao carro para torná-lo competitivo.”

Ainda assim, ele lembrou que o desafio será comum a todos.

“No fim, é igual para todo mundo. E essa é a parte positiva”, concluiu.

Novo regulamento e possível brecha técnica

A temporada 2026 da Fórmula 1 marcará a introdução de motores com divisão 50% combustão interna e 50% energia elétrica. Nesse cenário, surgem rumores importantes no paddock.

Red Bull Powertrains e Mercedes podem ter encontrado uma brecha no regulamento relacionada à taxa de compressão. Caso se confirme, essa solução pode render cerca de 15 cavalos de potência extras.

Em pistas como Albert Park, esse ganho pode representar aproximadamente três décimos de segundo por volta, um valor significativo em um grid cada vez mais equilibrado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.