Verstappen não culpa apenas um fator pelas dificuldades

sábado, 26 de abril de 2025 às 10:25

Max Verstappen

Max Verstappen se recusou a culpar todas as dificuldades da Red Bull apenas pelo seu túnel de vento, uma instalação que passou a ser analisada minuciosamente após as etapas iniciais da temporada.

Apesar da vitória do holandês no Grande Prêmio do Japão, Verstappen tem ficado à deriva em relação às McLarens, principalmente no Bahrain, onde teve que se contentar com o sexto lugar.

A Red Bull enfrentou um problema de correlação no túnel de vento, tornando seu desempenho na pista não representativo do que está sendo visto no túnel de vento e no simulador.

A equipe tem um novo túnel de vento em desenvolvimento para 2027, para acabar com o recorrente problema de correlação. “É claro que eles (Red Bull) não estão totalmente felizes com isso”, disse Verstappen à imprensa.

“Mas, claro, estamos trabalhando em um novo túnel de vento. Isso leva tempo. Não é como se fosse repentinamente o caso nesta temporada. Isso também aconteceu em 2023, que às vezes não conseguimos ver certas coisas corretamente no túnel de vento”, prosseguiu.

Apesar dos problemas com seu túnel de vento, construído originalmente após a Segunda Guerra Mundial, a Red Bull continua a usá-lo para produzir melhorias para seus carros.

A Red Bull introduziu melhorias no Grande Prêmio da Arábia Saudita no último fim de semana, nas quais Verstappen demonstrou confiança devido ao fato de a equipe saber como contornar o problema de correlação.

“Porque eles têm experiência com o fato de que o túnel de vento nem sempre mostra exatamente como as coisas devem ser feitas”, explicou Verstappen. “Eles têm uma direção quando se trata de qual caminho seguir, em parte devido à experiência com o túnel de vento”.

“O problema é que às vezes eles não acertam os pequenos detalhes com perfeição. Por isso é se esforçar um pouco na pista”, comentou ele.

O tetracampeão mundial tem certeza de que o túnel de vento não é o único problema da Red Bull e não deve ser uma preocupação para o novo regulamento de motorização do próximo ano. Como reconhecido por Verstappen, a equipe sediada em Milton Keynes projetou vários carros potentes, apesar de suas instalações antigas.

“Também funcionou bem em 2022 e 2023, com o novo regulamento. É o mesmo túnel de vento. Em 2021, é claro, também tivemos um carro bastante potente, de uma geração diferente. E também em 2014, 2015 e 2016 tivemos um carro muito bom, só que o motor não. Eu não colocaria (a culpa) toda apenas nele”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.