Verstappen mantém pole em Suzuka após investigação

sábado, 8 de outubro de 2022 às 8:27

Max Verstappen

Max Verstappen manteve sua pole position em Suzuka depois que os comissários investigaram seu incidente com Lando Norris na classificação.

Verstappen, que pode ser bicampeão mundial na corrida de domingo, cravou 1m29.304s no Q3 após um susto com Norris em sua primeira volta de saída na 130R.

Ele pareceu bloquear a McLaren quando Norris estava abrindo sua volta rápida, forçando o britânico a ir para a grama a fim de evitar uma colisão.

Os comissários determinaram que Verstappen não violou o Artigo 33.4 do Regulamento Esportivo – pilotar de maneira lenta, errática ou perigosa.

Ele recebeu uma advertência, sua primeira da temporada, mas o grid permanece inalterado. Norris se classificou em 10º.

Em seu veredicto, os comissários concluíram que os pneus frios no carro de Verstappen o fizeram “perder temporariamente o controle” quando ele acelerou no mesmo momento em que Norris tentou ultrapassar.

“O piloto do carro 4 declarou que foi simplesmente um incidente infeliz, mas é responsabilidade do piloto manter o controle de seu carro o tempo todo”, afirmou o veredicto.

Levando em conta violações similares anteriores do Artigo 33.4, os comissários sentiram que uma advertência era a punição adequada para o holandês da Red Bull.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.