Verstappen lidera TL3 afetado pela chuva em Barcelona

sábado, 3 de junho de 2023 às 8:35

Max Verstappen

Max Verstappen liderou o treino livre final para o GP da Espanha, fortemente influenciado pela confusão sobre as condições climáticas. O holandês estabeleceu uma marca de 1min13s664 para terminar 0s250 mais rápido que o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, com Lewis Hamilton, da Mercedes, em terceiro.

Todos os tempos de volta representativos foram definidos nos primeiros 10 minutos da sessão, jogados em um cenário de nuvens negras e relâmpagos. Enquanto a chuva caiu no meio da sessão, as condições nunca pioraram o suficiente para pneus intermediários, mas a pista umedeceu o suficiente para criar dificuldades nos macios.

Os pilotos correram para o circuito quando a luz verde acendeu no final do pit lane, com todos os pilotos, exceto a dupla da Alpine, com pneus macios.

Mas a corrida em tempo seco terminou com a batida de Logan Sargeant a 50 minutos do fim – o piloto da Williams se tornou a primeira vítima do layout do setor final atualizado ao cortar a zebra na última curva para desestabilizar seu carro e deslizar contra as barreiras.

A chuva começou a cair levemente durante o período subsequente de bandeira vermelha e, embora a precipitação não tenha sido forte o suficiente inicialmente, as equipes hesitaram em retomar a pista.

Lando Norris finalmente quebrou o silêncio para testar as condições dos pneus intermediários a 28 minutos do final, embora o piloto da McLaren tenha retornado aos boxes após sua volta de saída.

A Ferrari seguiu no início do terço final para uma exploração de aderência. Isso desencadeou uma enxurrada de atividades nos estágios finais com informações valiosas coletadas para a que poderia ser uma sessão de classificação complicada.

Hamilton foi um dos poucos pilotos que não voltou à pista, com o companheiro de equipe George Russell confuso com as condições, dizendo à Mercedes: “Está definitivamente chovendo, só que a pista não parece tão molhada”.

A falta de umidade na superfície da pista levou a uma experiência com pneus slicks para Norris, enquanto Lance Stroll deslizou largamente na Curva 5 com a Aston Martin e Pierre Gasly sofreu um destino semelhante na Curva 7.

Norris fez uma volta seis segundos mais rápida do que seu tempo de pneus intermediários com um conjunto de macios, embora tenha sido oito segundos mais lento do que seu melhor esforço nas primeiras etapas.

A Ferrari reagiu novamente aos esforços pioneiros da McLaren, com os dois pilotos testando os macios, com todos os outros seguindo. Verstappen, no entanto, admitiu que “não estava confortável em forçar” nas condições.

Confira os tempos:

Pos Piloto Equipe Tempo Dif. Voltas
1 1 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 1:13.664 13
2 11 Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT 1:13.914 +0.250s 13
3 44 Lewis Hamilton MERCEDES 1:14.072 +0.408s 9
4 55 Carlos Sainz FERRARI 1:14.240 +0.576s 19
5 14 Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 1:14.264 +0.600s 13
6 63 George Russell MERCEDES 1:14.278 +0.614s 15
7 16 Charles Leclerc FERRARI 1:14.353 +0.689s 17
8 77 Valtteri Bottas ALFA ROMEO FERRARI 1:14.360 +0.696s 14
9 22 Yuki Tsunoda ALPHATAURI HONDA RBPT 1:14.659 +0.995s 15
10 4 Lando Norris MCLAREN MERCEDES 1:14.681 +1.017s 19
11 24 Zhou Guanyu ALFA ROMEO FERRARI 1:14.681 +1.017s 14
12 21 Nyck De Vries ALPHATAURI HONDA RBPT 1:14.693 +1.029s 17
13 18 Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 1:14.756 +1.092s 14
14 27 Nico Hulkenberg HAAS FERRARI 1:14.988 +1.324s 11
15 81 Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES 1:15.105 +1.441s 16
16 31 Esteban Ocon ALPINE RENAULT 1:15.266 +1.602s 14
17 20 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 1:15.534 +1.870s 11
18 10 Pierre Gasly ALPINE RENAULT 1:15.841 +2.177s 13
19 23 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES 1:15.851 +2.187s 13
20 2 Logan Sargeant WILLIAMS MERCEDES 1:16.529 +2.865s 5

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.