Verstappen lamenta Q3 ruim após perder pole em Austin
sábado, 24 de outubro de 2026 às 19:40Max Verstappen lamentou uma classificação final “não boa” para o GP dos Estados Unidos, em Austin, que impediu o piloto da Red Bull de conquistar sua terceira pole position consecutiva na Fórmula 1.
Depois de largar na frente nos GPs do Bahrain na Malásia e de Singapura, o tetracampeão chegou à disputa pela pole no Circuito das Américas com chances reais de repetir o feito. No entanto, apesar de um desempenho competitivo no Q1 e no Q2, Verstappen não conseguiu encontrar o equilíbrio necessário no momento decisivo.
Na primeira tentativa do Q3, o holandês ficou pouco menos de dois décimos de segundo atrás de Kimi Antonelli, da Mercedes. Na sequência, nenhum dos três primeiros, incluindo Isack Hadjar, companheiro de Verstappen na Red Bull, conseguiu melhorar seus tempos.
A Ferrari também ficou aquém do ritmo demonstrado nos treinos livres. Charles Leclerc e Lewis Hamilton não conseguiram transformar o bom desempenho de sexta-feira em uma disputa pela primeira fila.
Quero ser VIPFalta de aderência comprometeu o Q3
Em entrevista à Sky Sports F1, Verstappen explicou que o carro apresentou um comportamento diferente nas duas tentativas da parte final da classificação. Embora tenha ficado satisfeito com o desempenho no Q1 e no Q2, o piloto não conseguiu repetir o ritmo quando mais precisava.
“O Q3 não foi bom. O Q1 e o Q2 foram bons, mas, por algum motivo, nos dois jogos de pneus, não tive um bom equilíbrio”, afirmou.
Além disso, Verstappen ressaltou que não cometeu erros propriamente ditos. O principal problema foi a falta de aderência, que fez o carro escorregar em diferentes pontos do circuito e prejudicou suas voltas rápidas.
“Não houve erros, mas simplesmente faltou aderência, e o carro começou a escorregar bastante”, explicou.
Rajadas de vento e ondulações dificultaram a volta final
O tetracampeão também destacou a influência do vento de cauda e das ondulações do asfalto. Na tentativa final, ele procurou forçar o ritmo para recuperar tempo, mas acabou passando por uma ondulação de maneira desfavorável e perdeu o controle da traseira do carro.
“Na última volta, dava para perceber que as coisas não estavam funcionando bem, com o vento de cauda em alguns pontos. Você tenta forçar um pouco mais, passa errado por uma ondulação, o carro começa a pular como um canguru e você tem uma escapada enorme. Nesse momento, sabe que a volta acabou”, relatou.
Apesar da frustração, Verstappen reconheceu que o segundo lugar ainda representa uma posição competitiva para a corrida de domingo.
“Para ser sincero, não estou muito satisfeito com o Q3. Não foi o que eu queria nem o que esperava, mas, se ainda é um segundo lugar, eu aceito”, concluiu.
austin, Charles Leclerc, classificação, f1, formula 1, GP dos Estados Unidos, Isack Hadjar, Kimi Antonelli, lewis hamilton, max verstappen, pole position, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
