Verstappen e Lambiase mudaram acerto da Red Bull em Monza

terça-feira, 9 de setembro de 2025 às 13:46

Max Verstappen Monza

Red Bull surpreende em Monza

Max Verstappen mostrou novamente por que está em um nível diferente de muitos de seus rivais no GP da Itália de 2025.

Monza é famosa por exigir soluções específicas das equipes, já que a pista prioriza velocidade. A Red Bull não era considerada favorita para superar a McLaren, líder do campeonato de construtores, mas os treinos livres já mostravam Verstappen competitivo e Yuki Tsunoda próximo de seu companheiro.

Diferença de desempenho entre Verstappen e Tsunoda

No entanto, a classificação mudou o cenário. Verstappen cravou a pole position, enquanto Tsunoda terminou sete décimos atrás. O japonês teve ainda um agravante: não contou com o mesmo equipamento, já que não recebeu o novo assoalho e outras peças adjacentes disponíveis no carro do holandês.

Quero ser VIP
 

Verstappen e Lambiase convencem Pierre Wache

Do outro lado da garagem, Verstappen e seu engenheiro Gianpiero Lambiase analisavam como explorar o máximo do carro em Monza. De acordo com o jornalista Ronald Vording, a dupla conversou diretamente com o diretor técnico Pierre Wache, defendendo ajustes de baixo downforce e menor carga aerodinâmica. Essa escolha, inicialmente questionada dentro da Red Bull, se mostrou certeira: Verstappen não apenas conquistou a pole, mas também venceu a corrida mais rápida da história da Fórmula 1.

“Eles ouviram mais o piloto e Lambiase”, revelou Vording após a corrida. O jornalista destacou que Pierre Wache chegou a considerar aumentar a asa traseira após o TL3, mas Verstappen, apoiado por Lambiase, insistiu em manter a configuração mais agressiva de baixa pressão aerodinâmica. A decisão garantiu superioridade tanto em volta rápida quanto em ritmo de corrida.

Papel de Laurent Mekies na vitória

A vitória teve ainda influência do novo chefe da equipe, Laurent Mekies, elogiado por sua postura aberta ao diálogo técnico. “Mekies faz as perguntas certas, e isso desafia muito a equipe técnica”, comentou Verstappen na coletiva. Helmut Marko também reforçou que a sinergia entre piloto e chefe está em um ótimo momento.

Verstappen admitiu que em GPs anteriores a equipe parecia perdida na direção de desenvolvimento. “Às vezes estávamos mirando para a esquerda, mirando para a direita, e não sabíamos bem para onde olhar. Isso foi muito diferente neste fim de semana.” Mekies decidiu apostar na filosofia do piloto e de Lambiase, mesmo correndo riscos, e viu o resultado recompensar a ousadia.

Preocupações de Pierre Wache com os pneus

Antes da corrida, Pierre Wache havia declarado que a preocupação maior era equilibrar a performance em voltas curtas com a durabilidade dos pneus em stints longos. O receio da Red Bull era a vantagem da McLaren no gerenciamento dos compostos, mas o primeiro trecho de Verstappen deixou claro que Norris e Piastri – por alguma razão – não tinham superioridade nesse ponto em Monza.

Críticas e apoio dentro da Red Bull

Apesar de críticas como a de Ralf Schumacher, que chegou a sugerir que Wache deveria ter sido demitido junto com Christian Horner, Mekies demonstrou confiança no diretor técnico ao levá-lo ao pódio com Verstappen. Um gesto simbólico que mostra que o francês seguirá sendo peça-chave no projeto até a chegada do novo regulamento em 2026.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.