Verstappen: Isso não serve para mim e assim não ficarei por muito tempo

sábado, 1 de abril de 2023 às 13:54

Max Verstappen

Max Verstappen alertou a Fórmula 1 de que expandir o número de corridas curtas (sprint races) no calendário pode tirá-lo do esporte mais cedo do que o esperado.

O piloto da Red Bull disse ontem que “não ficará por aqui por muito tempo” se a F1 continuar adicionando mais corridas curtas e outras sessões competitivas aos finais de semana. A Fórmula 1 está considerando uma mudança no formato quando realizar sua primeira corrida curta da temporada em Baku no final do mês.

O número de corridas curtas foi aumentado este ano de três para seis, mas Verstappen disse que “não é fã disso”.

“Quando vamos fazer todo esse tipo de coisa, o fim de semana fica ainda mais intenso e já estamos fazendo muitas corridas. Então, acho que não é o caminho certo a seguir.”

Seus comentários o colocaram em desacordo com o CEO da F1, Stefano Domenicali e vários pilotos, que preferem menos treinos livres em comparação com as corridas que valem. Verstappen disse que eles estão indo pelo caminho errado.

“Eu entendo, é claro, eles querem ter basicamente todos os dias emocionantes”, disse ele. “Mas então acho que talvez seja melhor apenas reduzir o fim de semana, correr apenas no sábado e no domingo e tornar esses dois dias emocionantes.”

Verstappen repetiu seu alerta de que quanto mais a F1 experimenta o formato de fim de semana de corrida curta, menos ele gosta de competir na categoria. “Estamos entrando em temporadas em que você tem 24, 25 corridas, porque é para onde vamos.”

“E se começarmos a adicionar ainda mais coisas, não vale a pena para mim de qualquer maneira. Não estou gostando disso.”

Embora a F1 tenha falado sobre o valor esportivo, financeiro e de entretenimento das corridas curtas, Verstappen não concorda que elas melhorem o espetáculo. “Para mim, uma corrida curta é sobre sobrevivência. Não é sobre corrida.”

“Para mim, quando você tem um carro rápido, não há nada a arriscar. Prefiro apenas manter meu carro vivo e garantir que você tenha um bom carro de corrida para o domingo.”

A F1 já revisou o formato da corrida curta desde que foi introduzido em 2021 e está considerando novas mudanças. Mas Verstappen não acredita que mais ajustes sejam necessários.

“Mesmo que você mude o formato, simplesmente não acho que seja o DNA da Fórmula 1 fazer esse tipo de corrida curta.”

“F1 é tirar o máximo proveito da classificação e depois ter um domingo incrível, uma boa distância de corrida longa. Esse é o DNA do esporte e não entendo ou não sei por que devemos mudar isso”.

Ele pediu que a F1 se concentre em melhorar a qualidade da competição entre as equipes, em vez de mudar o formato de seus eventos.

“Acho que a ação tem sido boa e a maneira de você conseguir ainda mais ação é aproximar os carros, fazer com que mais equipes possam lutar pela vitória”, disse ele. “Acho que naturalmente o show vai ser ótimo se tivermos seis, sete equipes lutando por uma vitória, isso seria uma loucura, e você realmente não precisaria mudar nada.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.