Verstappen iguala recorde de poles consecutivas de Senna
sábado, 18 de maio de 2024 às 12:06
Max Verstappen
Max Verstappen conquistou sua oitava pole position consecutiva em Imola, igualando o recorde de todos os tempos de Ayrton Senna.
O piloto da Red Bull cravou 1m14.746s em sua última volta no Q3, batendo as McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris por menos de um décimo.
Charles Leclerc foi o quarto à frente de Carlos Sainz, com Lewis Hamilton apenas em oitavo. Sergio Perez foi eliminado no Q2 e larga em 11º.
Ao bater Piastri por 0.074s, Verstappen também igualou o recorde de Alain Prost de sete poles consecutivas desde o início da temporada, estabelecido pelo francês em 1993.
Piastri tirou Norris da primeira fila por 0.017s, enquanto a Ferrari não conseguiu acompanhar Red Bull e McLaren, caindo para quarto e quinto.
George Russell foi o sexto, à frente de Yuki Tsunoda e Hamilton, com Daniel Ricciardo em nono lugar. Nico Hulkenberg largará em 10º depois de passar novamente para o Q3.
O principal ponto de discussão no Q2 foi a eliminação de Perez, ficando 0.015s atrás de Ricciardo.
O piloto da Red Bull estava seguro após as primeiras voltas, mas perdeu colocações quando Hulkenberg, Russell, Hamilton e Ricciardo melhoraram nas voltas finais.
Sainz empurrou Perez para a zona de eliminação em sua última volta, deixando a batalha pela última vaga no Q3 entre o mexicano e Ricciardo.
O piloto da RB levou a melhor por apenas 0.015s, com a equipe colocando os dois carros entre os 10 primeiros após a volta impressionante de Tsunoda para ficar em terceiro no segmento.
Esteban Ocon, Lance Stroll, Alex Albon e Pierre Gasly também foram eliminados; Verstappen liderou o segmento com o tempo mais rápido do fim de semana até aquele momento.
O grande choque no Q1 foi a eliminação de Fernando Alonso depois de ser provisoriamente o último colocado em uma sessão complicada.
O piloto da Aston Martin entrou atrasado na pista devido aos reparos após sua batida no TL3.
Ele escapou na Tamburello em sua primeira volta rápida e abortou uma volta posterior. Seu melhor tempo foi 1m16.917s, o 20º e mais lento.
Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Zhou Guanyu e Kevin Magnussen também encerraram suas participações na classificação.
O tempo de volta de Sargeant foi imediatamente excluído por exceder os limites da pista, deixando-o em último lugar e exigindo permissão dos comissários para correr.
Hulkenberg estava na frente com 1m15.841s, mas foi superado por Verstappen e Leclerc no resultado final do Q1.
Confira o grid:
f1, formula 1, GP da Emilia Romagna, imola, max verstappen, noticias f1, pole position, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.