Verstappen e Grosjean lideram tabela de pontos de penalidade da Fórmula 1

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018 às 12:24

Max Verstappen e Valtteri Bottas

Max Verstappen e Romain Grosjean acumularam mais pontos de penalidade do que qualquer outro piloto de Fórmula 1 desde que começaram a correr.

O sistema de pontos de penalidade tem sido usado nas últimas cinco temporadas. Nesse tempo, 13 pilotos acumularam 10 pontos ou mais. Entre eles está Pastor Maldonado, que não corre na F1 desde 2015.

Nenhum piloto atingiu ainda 12 pontos em um período de 12 meses, o que levaria a uma proibição automática. Verstappen e Grosjean terminaram o ano com sete pontos de penalização, mas acumularam 19 na carreira.

Ambos os pilotos criticaram o sistema de pontos de penalidade da F1. “Eu odeio esses pontos de penalidade estúpidos”, disse Verstappen em Austin. “Talvez você mereça uma penalidade, mas não é tão ruim que você mereça um ponto de penalidade. Para mim, isso é um pouco fora de proporção”.

Em resposta às críticas de Verstappen aos pontos de penalidade, o diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, disse que eles estão “lá para fazer um infrator habitual tomar conhecimento”.

Grosjean disse que muitos dos incidentes pelos quais ele recebeu pontos de penalidade não deveriam ter sido penalizados. O sistema de pontos foi introduzido depois que Grosjean foi banido por provocar um acidente no início do GP da Bélgica de 2012.

“Pontos de penalidade não são uma punição”, salientou Whiting. “Eles estão lá apenas para fazer o registro de um piloto”.

“Eles estão completamente separados. Quando você tem uma penalidade, sempre recebe um ponto de penalidade. Com exceção de uma reprimenda, você não recebe pontos de penalidade por reprimendas. Eu sei que algumas pessoas estão um pouco confusas [mas] aplicar pontos não é uma punição como tal”.

Os comissários da F1 distribuíram um total de 287 pontos de penalidade desde que foram introduzidos, uma média de 2,87 por final de semana de corrida. Dois pilotos terminaram 2018 com licenças limpas: Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

Pilotos que receberam penalidades entre 2014 e 2018

Max Verstappen 19
Romain Grosjean 19
Marcus Ericsson 18
Daniil Kvyat 17
Kevin Magnussen 16
Sebastian Vettel 15
Sergio Perez 15
Nico Hulkenberg 14
Carlos Sainz 12
Pastor Maldonado 11
Esteban Ocon 10
Fernando Alonso 10
Kimi Raikkonen 10

[the_ad id=”237860″]

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.