Brundle: Verstappen merecia um drive-through no México
quinta-feira, 30 de outubro de 2025 às 9:10
Max Verstappen
Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1, afirmou que Max Verstappen deveria ter recebido um drive-through por cortar a curva 1 durante o Grande Prêmio da Cidade do México.
Segundo ele, o piloto da Red Bull não apenas errou o traçado, mas também tirou vantagem da situação logo na largada. De fato, Verstappen foi um dos vários competidores que não contornaram corretamente a primeira curva ao se colocar lado a lado com outros carros.
Apesar disso, os comissários decidiram não aplicar punições a nenhum dos envolvidos. Assim, Verstappen manteve a quarta posição após a sequência inicial de curvas.

“Max sabia exatamente o que estava fazendo”, diz Brundle
Em entrevista à Sky F1, Brundle destacou que Verstappen sabia perfeitamente o que estava fazendo, e por isso merecia uma punição exemplar.
“Max deveria ter sido penalizado. Quando você coloca o carro totalmente à esquerda em uma disputa a quatro, vai acabar passando pela zebra”, declarou Brundle.
“Mas ele não tinha intenção alguma de seguir o traçado. É possível ver que ele acelera. Foi uma manobra habilidosa pela grama, é verdade, porém Max não fez o menor esforço para contornar as curvas 1, 2 ou 3 – e isso deveria ter resultado em uma punição”.
Além disso, o britânico ressaltou que o holandês assumiu o risco de ficar por fora, consciente de que poderia simplesmente acelerar e continuar sem grandes consequências.
“Se fosse o contrário, Max estaria gritando no rádio, dizendo que o outro piloto não teve intenção de fazer a curva. E ele teria razão”, completou Brundle.
Leclerc também deveria ser punido, afirma Brundle
O ex-piloto ainda aproveitou para comentar o incidente envolvendo Charles Leclerc. O monegasco também não contornou corretamente a sequência inicial de curvas, embora tenha tentado, segundo Brundle.
“Pelo menos Charles tentou fazer a curva 1. Quando percebeu que a situação não estava se desenhando bem, simplesmente ignorou a 2. Para mim, isso também merecia uma punição de 10 segundos”, explicou.
Assim, na visão de Brundle, os comissários deveriam ter sido mais rigorosos com ambos os pilotos a fim de garantir coerência nas decisões.
Drive-through seria um exemplo para o grid
Vale lembrar que o drive-through é uma das punições mais severas aplicadas na F1. O piloto precisa entrar no pit lane, respeitar o limite de velocidade e retornar à pista somente no final do percurso.
Mesmo sendo uma medida dura, Brundle acredita que ela teria sido a mais adequada neste caso.
“Eu teria dado um drive-through para quem fizesse o que Max fez. Seria uma boa forma de desencorajar esse tipo de atitude, porque, caso contrário, tudo acaba ficando caótico”, concluiu o comentarista.
comentar formula 1, comissários, corrida, drive-through, F1 2025, formula 1, GP da Cidade do Mexico, leclerc, martin brundle, max verstappen, punição, sky f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.