Verstappen descarta Tríplice Coroa por causa de Indy 500

domingo, 28 de setembro de 2025 às 10:30

Max Verstappen – Monza 2025

O sonho da Tríplice Coroa e a lenda de Hill

Max Verstappen descartou o desafio de buscar o título máximo do automobilismo: a Tríplice Coroa. Esta honraria consiste no campeonato mundial de Fórmula 1, nas 500 Milhas de Indianápolis (Indy 500) e na vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. De fato, Graham Hill é o único piloto a conquistar este feito.

Hill venceu o título da F1 em 1962 e 1968. Posteriormente, conquistou a Indy 500 de 1966. Ele completou o feito com a vitória em Le Mans em 1972. Outra métrica para a Coroa inclui a Indy 500, a vitória geral em Le Mans e o GP de Mônaco. Novamente, Hill é o único piloto a conseguir isso, vencendo cinco GPs de Mônaco entre 1963 e 1969. Por isso, ele ganhou o apelido de ‘Mr. Monaco’.

Alonso perseguiu o feito, mas falhou na Indy

Em anos recentes, Fernando Alonso perseguiu a Tríplice Coroa durante seu período de desilusão com a Fórmula 1. O espanhol venceu Le Mans em 2018 e 2019. Essas vitórias se juntaram aos seus títulos da F1 de 2005 e 2006, além de duas vitórias em Mônaco.

Contudo, Alonso ainda não venceu a Indy 500. Ele chegou perto e disputou a vitória em sua estreia em 2017. Apesar disso, uma falha no motor o tirou da disputa. Em seguida, ele sofreu a humilhação de ser eliminado na qualificação de 2019.

Quero ser VIP

Le Mans, sim; Indy 500, não

Verstappen, que venceu a corrida do NLS em Nurburgring no sábado, é um grande fã de corridas de sportscar. Além disso, ele declarou seu interesse em competir em Le Mans. No entanto, o tetracampeão, que tem dois GPs de Mônaco em seu currículo, descartou a tentativa de conquistar a Tríplice Coroa. O veto acontece por causa da Indy 500.

“Le Mans, sim. Mas não me interesso pela Tríplice Coroa”, disse Verstappen à mídia. Ele foi enfático: “Eu gosto de assistir à IndyCar, mas não preciso pilotar lá.”

O futuro nas GTs depende da nova F1

Quanto à possibilidade de participar de mais corridas de GT, como as 24 Horas de Nurburgring — agendadas para 2026, entre os GPs de Miami e Canadá —, Verstappen indicou que seria “impossível” decidir agora se ele poderia competir.

“Para o futuro, isso também depende de como a próxima temporada de F1 correrá com as novas regras”, disse ele. Portanto, ele concluiu: “É impossível dizer agora se posso competir em outras coisas fora [da F1 no próximo ano].”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.