Verstappen descarta Tríplice Coroa por causa de Indy 500
domingo, 28 de setembro de 2025 às 10:30O sonho da Tríplice Coroa e a lenda de Hill
Max Verstappen descartou o desafio de buscar o título máximo do automobilismo: a Tríplice Coroa. Esta honraria consiste no campeonato mundial de Fórmula 1, nas 500 Milhas de Indianápolis (Indy 500) e na vitória geral nas 24 Horas de Le Mans. De fato, Graham Hill é o único piloto a conquistar este feito.
Hill venceu o título da F1 em 1962 e 1968. Posteriormente, conquistou a Indy 500 de 1966. Ele completou o feito com a vitória em Le Mans em 1972. Outra métrica para a Coroa inclui a Indy 500, a vitória geral em Le Mans e o GP de Mônaco. Novamente, Hill é o único piloto a conseguir isso, vencendo cinco GPs de Mônaco entre 1963 e 1969. Por isso, ele ganhou o apelido de ‘Mr. Monaco’.
Alonso perseguiu o feito, mas falhou na Indy
Em anos recentes, Fernando Alonso perseguiu a Tríplice Coroa durante seu período de desilusão com a Fórmula 1. O espanhol venceu Le Mans em 2018 e 2019. Essas vitórias se juntaram aos seus títulos da F1 de 2005 e 2006, além de duas vitórias em Mônaco.
Contudo, Alonso ainda não venceu a Indy 500. Ele chegou perto e disputou a vitória em sua estreia em 2017. Apesar disso, uma falha no motor o tirou da disputa. Em seguida, ele sofreu a humilhação de ser eliminado na qualificação de 2019.

Le Mans, sim; Indy 500, não
Verstappen, que venceu a corrida do NLS em Nurburgring no sábado, é um grande fã de corridas de sportscar. Além disso, ele declarou seu interesse em competir em Le Mans. No entanto, o tetracampeão, que tem dois GPs de Mônaco em seu currículo, descartou a tentativa de conquistar a Tríplice Coroa. O veto acontece por causa da Indy 500.
“Le Mans, sim. Mas não me interesso pela Tríplice Coroa”, disse Verstappen à mídia. Ele foi enfático: “Eu gosto de assistir à IndyCar, mas não preciso pilotar lá.”
O futuro nas GTs depende da nova F1
Quanto à possibilidade de participar de mais corridas de GT, como as 24 Horas de Nurburgring — agendadas para 2026, entre os GPs de Miami e Canadá —, Verstappen indicou que seria “impossível” decidir agora se ele poderia competir.
“Para o futuro, isso também depende de como a próxima temporada de F1 correrá com as novas regras”, disse ele. Portanto, ele concluiu: “É impossível dizer agora se posso competir em outras coisas fora [da F1 no próximo ano].”
24 horas de le mans, comentar formula 1, equipe red bull, f1 2026, fernando alonso, formula 1, gp de monaco, graham hill, GT Races, indy 500, Max Verstappen tríplice coroa, nurburgring
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.