Verstappen: Definitivamente não planejamos punição de grid em Monza

quinta-feira, 9 de setembro de 2021 às 16:15

Max Verstappen

Assim como esperado, Max Verstappen disse que a Red Bull “definitivamente” não tem planos de sofrer uma punição no grid em Monza, apesar de especulações que os Touros “escolheriam” Monza para trocar de UP.

Verstappen e seu companheiro de equipe Sergio Perez perderam seus segundos motores da temporada devido a danos causados por acidente em Silverstone e em Hungaroring. Então eles tiveram que ir para o terceiro e último motor permitido no regulamento, uma vez que o primeiro motor, apesar de não ter sofrido danos irrecuperáveis, ser uma UP que obriga a Red Bull usar um mapeamento que não permite toda a potência disponível.

Essa situação tornou muito provável uma punição grid em algum momento da segunda metade da temporada para o atual líder do campeonato de pilotos.

Como uma pista de alta velocidade com amplas oportunidades de ultrapassagem, o Templo da Velocidade de Monza seria teoricamente um “bom circuito” para a Red Bull introduzir um quarto motor de combustão interna no conjunto de hardware de Verstappen e suportar uma perda de 10 posições no grid. Caso os Touros optassem por trocar toda a UP – como provavelmente seria o caso -, a punição os jogaria para a última posição do grid.

Mas a UP atual é muito recente para justificar uma mudança. Além disso, a punição por uma quarta UP precisa ser paga no GP de domingo, não na corrida curta de classificação.

“Estamos procurando onde, se necessário, colocaremos uma nova UP”, disse o holandês em Monza nesta quinta-feira.

“Não posso dizer nada sobre isso agora. Não sabemos ainda.”

A Red Bull vai retomar neste fim de semana sua batalha feroz com a Mercedes. Mas o impressionante histórico da equipe Brackley em Monza, juntamente com as características de baixo downforce da pista que se adequam ao seu W12, teoricamente fornecem à Mercedes alguma vantagem.

No entanto, o nível de desempenho da Red Bull nesta temporada pode permitir que a equipe de Milton Keynes e Verstappen deem uma chance a seus rivais na Itália, na corrida curta de classificação no sábado e no GP de domingo.

“Com certeza, em comparação com os anos anteriores nós estamos bem mais competitivos, mas não tenho certeza se será o suficiente para enfrentá-los”, disse Verstappen.

“No entanto, este fim de semana de novo, com a corrida curta de classificação e outras coisas, vai ser muito diferente.”

“Só espero que tenhamos feito nosso dever de casa antes de chegarmos aqui e possamos ser muito competitivos. É um pouco difícil dizer onde estaremos. Definitivamente, não espero que seja como Zandvoort.”

Mas, apesar da Red Bull não planejar a troca de UP em Monza, caso aconteça alguma coisa e a Mercedes precisar trocar mais um motor ou componente de UP para Hamilton, então provavelmente os Touros também aproveitariam para fazer a troca.

 

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.