Verstappen comenta diretiva da FIA sobre o quique

sexta-feira, 17 de junho de 2022 às 10:04

Max Verstappen

Max Verstappen diz que a FIA tomou a decisão errada ao introduzir uma diretiva técnica relacionada ao quique quando várias equipes controlaram o fenômeno efetivamente.

Na quinta-feira à tarde, a FIA confirmou que, em nome da segurança, decidiu intervir com ajustes que devem reduzir ou eliminar o quique dos carros de 2022.

Isso inclui a criação de um limite para o “nível aceitável de oscilações verticais”, usando uma fórmula que ainda não foi determinada.

“Eu diria que é um pouco decepcionante haver uma mudança de regra no meio da temporada novamente”, declarou Verstappen à Racer.

“Nem é o caso de nos afetar mais ou menos do que as outras equipes, mas o fato de uma equipe reclamar demais não deveria ser suficiente para eles mudarem repentinamente as regras”.

“Eu acredito que muitas equipes na verdade fizeram um trabalho incrível para não ter esse problema, então é possível contorná-lo”.

“Se você levantar o carro, não terá esse problema, mas vai perder performance. Porém, se você não consegue projetar o carro adequadamente para isso, a culpa é sua, não do regulamento. Para mim, é um pouco lamentável”.

A introdução de uma regra limitando o nível permitido do quique pode causar problemas para a Mercedes a curto prazo, já que a equipe provavelmente terá de aumentar a altura do W13 e perderá desempenho.

Entretanto, Verstappen considera injusto que a criação dessa regra também possa afetar as equipes que conseguiram gerenciar melhor o quique.

“É claro que todas as pistas também são diferentes, mas eu acho um pouco vergonhoso mudar no meio da temporada quando as equipes claramente mostraram que é possível pilotar normalmente, ou pelo menos com muito menos problemas do que algumas outras”, concluiu Verstappen.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.