Verstappen comanda dobradinha da Red Bull em Baku

domingo, 12 de junho de 2022 às 9:40

Max Verstappen

Max Verstappen venceu o GP do Azerbaijão à frente de seu companheiro de equipe Sergio Perez, enquanto a Ferrari sofreu um abandono duplo.

Carlos Sainz, foi o primeiro a sair na nona volta, parando na área de escape da curva 4 com uma falha hidráulica.

11 voltas depois, quando liderava a prova à frente de Verstappen e Perez, o pole Charles Leclerc teve uma falha na unidade de potência de seu F1-75 na reta principal.

Foi o segundo abandono de Leclerc em três etapas após uma falha no turbo ter encerrado prematuramente sua participação no GP da Espanha.

Também significa que Leclerc não conseguiu converter quatro pole positions consecutivas em uma vitória, a primeira vez que isso acontece com um piloto desde Juan Pablo Montoya em 2002.

O monegasco também caiu para terceiro no campeonato de pilotos, 34 pontos atrás do atual campeão Verstappen – que tinha uma desvantagem de 46 depois dos três primeiros GPs.

As quebras da Ferrari beneficiaram a Mercedes, com George Russell e Lewis Hamilton chegando em terceiro e quarto, apesar do heptacampeão mundial ter sofrido com dores nas costas.

Quando as cinco luzes vermelhas se apagaram, Leclerc não arrancou tão bem quanto Perez e isso fez toda a diferença.

No curto trecho até a primeira curva, o mexicano conseguiu colocar por dentro e Leclerc também travou sua roda dianteira esquerda.

Não houve outras alterações significativas na corrida até a nona volta, quando o abandono de Sainz provocou um período de safety car virtual.

A Ferrari arriscou e chamou Leclerc para trocar seus pneus médios pelos duros. No entanto, o pit-stop foi lento, quase seis segundos, porque o macaco dianteiro não foi retirado a tempo.

A Mercedes optou pela mesma estratégia, mas Hamilton foi novamente prejudicado por um período de neutralização nesta temporada.

Entrando nos pits, ele estava à frente de Sebastian Vettel, mas saiu atrás do alemão da Aston Martin e caiu de sexto para 11º, já que outros pilotos não pararam.

Contudo, Hamilton ganhou uma posição quando Vettel travou as rodas na curva 3 depois de ultrapassar Esteban Ocon (Alpine) na 13ª volta.

Duas voltas depois, apesar de Perez ter parecido ser mais veloz ao longo do fim de semana, o mexicano não teve reação quando Verstappen fez uma ultrapassagem fácil no fim da longa reta.

Perez havia sido instruído pela equipe a “não lutar” com Verstappen, portanto não ofereceu nenhuma resistência.

Isso levou Perez a fazer uma parada no final da volta 16. Mesmo sem nenhum problema aparente, o pit-stop foi lento, mais de cinco segundos.

Quando Verstappen parou após 18 voltas, Leclerc assumiu a liderança, mas por apenas duas voltas antes de seu motor quebrar.

Não foi a única falha da UP Ferrari, já que Zhou Guanyu (Alfa Romeo) e Kevin Magnussen (Haas) também abandonaram com o mesmo problema.

Magnussen parou na pista, provocando um segundo período de safety car virtual na 33ª volta e proporcionando pit-stops livres para Verstappen, Perez e Russell.

O quarto colocado Pierre Gasly (AlphaTauri) continuou na pista, assim como seu companheiro Yuki Tsunoda. Com isso, Hamilton – que pouco antes havia reclamado que suas costas estavam lhe “matando” devido aos quiques violentos do W13 – caiu para sexto.

Entretanto, Hamilton se livrou rapidamente de Tsunoda e partiu na perseguição a Gasly, deixando o francês para trás 10 voltas mais tarde.

Gasly teve de se contentar com a quinta colocação, à frente de Vettel, Fernando Alonso (Alpine), Daniel Ricciardo (McLaren), Lando Norris (McLaren) e Ocon.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Max Verstappen Red Bull RBPT 51 1:34:05.941
2 Sergio Perez Red Bull RBPT 51 +20.823s
3 George Russell Mercedes 51 +45.995s
4 Lewis Hamilton Mercedes 51 +71.679s
5 Pierre Gasly AlphaTauri RBPT 51 +77.299s
6 Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 51 +84.099s
7 Fernando Alonso Alpine Renault 51 +88.596s
8 Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 51 +92.207s
9 Lando Norris McLaren Mercedes 51 +92.556s
10 Esteban Ocon Alpine Renault 51 +108.184s
11 Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 50 1 volta
12 Alexander Albon Williams Mercedes 50 1 volta
13 Yuki Tsunoda AlphaTauri RBPT 50 1 volta
14 Mick Schumacher Haas Ferrari 50 1 volta
15 Nicholas Latifi Williams Mercedes 50 1 volta
16 Lance Stroll Aston Martin Mercedes 46 abandono
17 Kevin Magnussen Haas Ferrari 31 abandono
18 Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 23 abandono
19 Charles Leclerc Ferrari 21 abandono
20 Carlos Sainz Ferrari 8 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.