Verstappen: Assoalho da Mercedes é o mais flexível da F1

sexta-feira, 8 de julho de 2022 às 10:23

Mercedes

Max Verstappen não entende por que a Mercedes está tão feliz com as novas restrições contra os assoalhos flexíveis na Fórmula 1 porque ele acha que a equipe é uma das maiores transgressoras.

Como parte do esforço da FIA visando eliminar os quiques excessivos da atual geração de carros, várias novas medidas serão introduzidas a partir do GP da França.

Além de um limite de Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM) que as equipes não poderão exceder, a federação também será mais rigorosa com truques na flexibilidade do assoalho.

Existem suspeitas de que algumas equipes encontraram maneiras inteligentes de contornar o limite de flexibilidade atual de 2mm para assoalhos e pranchas.

Esse movimento extra pode ajudar a proporcionar um grande benefício de performance porque permite que os carros andem mais perto do chão e tenham mais downforce sem o risco de desgastar a prancha ou sofrer quiques devido a impactos do assoalho com o solo.

Quando os detalhes do que algumas equipes estavam fazendo emergiram em uma reunião do Comitê de Consultoria Técnica da F1 (TAC), vários expressaram surpresa.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, declarou: “Ninguém tinha ideia até que a FIA abordou o assunto no último TAC, o que foi uma grande surpresa para todas as equipes”.

“A intenção do regulamento é bastante clara. Não há um argumento para ele flexionar mais do que as regras permitem. Portanto, foi um pouco surpreendente, para dizer o mínimo. Foi mais um choque”.

Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes, acredita que as restrições contra os assoalhos flexíveis ajudará a equilibrar o pelotão.

“Quando isso veio à tona, nós percebemos que havia oportunidades que talvez não estivéssemos aproveitando ou explorando”, disse ele.

“Portanto, não nos afetará em termos de como usamos o carro. Talvez afete nossos competidores, e com isso nós possamos nos aproximar um pouco”.

Mas apesar da Mercedes ter ficado tão satisfeita com a atitude da FIA, Verstappen questionou isso. Segundo ele, é a equipe que tem o assoalho mais flexível nesta temporada.

Falando no Red Bull Ring sobre o apoio da Mercedes às mudanças, Verstappen afirmou: “Bem, o que eu não entendo muito bem é que eles estão reclamando dos assoalhos flexíveis quando o deles é o mais flexível”.

Acredita-se que Ferrari e Red Bull serão as mais afetadas pelas novas medidas, mas ambas insistem que não precisarão fazer mudanças em seus carros.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.