Verstappen critica F1: O dilema das corridas na chuva
sábado, 23 de agosto de 2025 às 9:45Max Verstappen apontou um problema “complicado” que a Fórmula 1 enfrenta na gestão de corridas com pista molhada. O tetracampeão mundial se manifestou sobre o tema após um longo atraso no Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Lá, a corrida teve a largada atrasada em mais de uma hora devido à chuva. Segundo Verstappen, a Fórmula 1 agiu “com excesso de cautela”. Afinal, o evento acabou acontecendo em condições de pista praticamente seca.
A chuva e a falta de visibilidade
A chuva tem gerado desafios para o esporte na temporada de 2025. Isso acontece porque os pneus maiores criam uma nuvem de spray muito mais significativa. Esse problema também se tornou evidente em Silverstone, onde o clima molhado causou um verdadeiro caos.
Na visão de Verstappen, o Grande Prêmio da Grã-Bretanha esteve perigosamente perto de ser inseguro. Já a abordagem na Bélgica, segundo ele, foi excessivamente cautelosa. Verstappen reconhece os desafios que as condições de pista molhada representam para a F1, especialmente pela diversidade de opiniões entre os pilotos. Ele, no entanto, acredita que os próprios pilotos poderiam fazer mais para tornar as corridas na chuva mais seguras.

Solução na visão do piloto
Perguntado na Hungria sobre como melhorar a visibilidade, o holandês explicou: “Este ano não há muito o que fazer com este carro. O difusor já gera uma enorme nuvem de spray. Ele tem muito mais spray do que os carros antigos, por exemplo. Além disso, com esses pneus grandes, sai muito mais água deles.”
Ele completou: “Eu disse isso após Spa. Silverstone, provavelmente, estava no limite, um pouco mais perigoso. Mas [Spa], para mim, foi excessivamente seguro.”
Verstappen também oferece uma perspectiva sobre a responsabilidade dos pilotos. “Quando há muito spray e você não consegue ver, você pode tirar o pé do acelerador. Você também pode abrir uma distância maior se não tiver certeza de onde está indo”, aconselhou. “A maioria das vezes, quando acontecem grandes acidentes, é porque as pessoas não tiram o pé quando não conseguem ver, e simplesmente mantêm o pé embaixo.”
“Isso acontece porque eles pensam que os pilotos na frente ou atrás farão o mesmo. É complicado, é claro. Alguns pilotos dirão o oposto do que eu digo. E está tudo bem, cada um tem sua própria opinião”, concluiu o piloto.
comentar formula 1, corrida na chuva, f1, formula 1, gp da belgica, GP da Grã-Bretanha, max verstappen, opinião de pilotos, regulamento f1, segurança f1, spray F1, visibilidade na chuva
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.