Versão “alternativa” do W14 já está no túnel de vento

terça-feira, 7 de março de 2023 às 16:46

Túnel de vento da Mercedes

Faltando downforce geral no W14, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que o défice de sua equipe para a Red Bull “quase dobrou, se não triplicou” do ano passado para esse.

A Mercedes sabia, saindo dos testes de pré-temporada, que as coisas não estavam muito boas, a equipe manteve conversas noturnas na segunda noite, depois que o carro perdeu repentinamente o downforce dianteiro.

Embora a equipe tenha parecido melhorar no último dia, Lewis Hamilton e George Russell ficaram muito aquém do desempenho da Red Bull na abertura da temporada no Bahrain.

Como seus pilotos se classificaram seis décimos atrás do líder Red Bull, Toto Wolff admitiu que “não acha que este pacote será competitivo eventualmente”, acrescentando que a Mercedes deu “o seu melhor e agora só precisamos nos reagrupar e sentar com os engenheiros.”

“Não há vacas sagradas”, continuou ele, “e precisamos decidir a direção de desenvolvimento que queremos seguir, para sermos competitivos, para vencer corridas”.

Infelizmente para a Mercedes, as coisas não melhoraram na corrida, com Hamilton cruzando a linha em P5, cerca de 50 segundos atrás de Max Verstappen com George Russell P7 atrás da outra Aston Martin de Stroll.

Wolff acredita que o défice para a Red Bull dobrou em relação ao final da temporada passada, se não “triplicou”.

Questionado sobre o que vem a seguir para a Mercedes, ele respondeu: “Essa é uma boa pergunta e vamos resolvê-la diretamente no início da semana.”

“Quando você olha para onde estávamos no final da temporada, parecia que tínhamos nos recuperado muito e era apenas uma questão de quais circuitos nos convinham e quais não.”

“Acho que quase dobramos, senão triplicamos o défice para chegar na Red Bull. É isso o que precisamos olhar.”

“Tudo entre eles, as Ferraris, os Astons, é apenas um espetáculo à parte.”

Ele acrescentou: “Tudo está ruim. O ritmo de volta única ainda é bom, mas na corrida vimos as consequências e, para ser franco, estamos com falta de downforce, destruindo os pneus e ficando para trás.”

Versão alternativa no túnel de vento

“Mas existe uma luz potencial no fim do túnel, no túnel de vento que temos.”

Segundo Wolff, um conceito alternativo já está sendo testado no túnel de vento da Mercedes, e não se trata apenas dos sidepods.

Embora o zeropod continue sendo culpado por pelo menos alguma parte dos problemas de downforce da Mercedes, Wolff diz que há muito mais do que os espectadores podem ver.

“Estamos vendo e fazendo no túnel de vento, mas não se trata apenas dos sidepods ou da aparência do carro por fora”, disse ele de acordo à ORF. “Temos que nos aprofundar nos dados e decidir em qual direção seguir.”

O austríaco está animado por ter visto o cliente da Mercedes, Aston Martin, descartar seu primeiro carro na temporada passada, lançar um de especificação B no final do ano e terminar no pódio no domingo.

“Perdemos um ano de desenvolvimento para ter uma curva de desenvolvimento mais acentuada, mas você precisa tomar essas decisões em algum momento”, disse ele.

“A Aston Martin tomou essa decisão e voltou forte. Então, se começarmos de nossa base, talvez possamos voltar fortes e perseguir os Red Bulls. Esse é o objetivo e a nossa ambição.”

AS - www.autoracing.com.br

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