Veloz e consistente, Tsunoda sequer é mencionado no mercado de pilotos

segunda-feira, 6 de maio de 2024 às 19:17

Yuki Tsunoda

O japonês Yuki Tsunoda tem opções muito limitadas no mercado de pilotos, apesar da velocidade e consistência que vem demonstrando desde o segundo semestre de 2023.

Tsunoda vem atuando em alto nível, mas nem alguns insiders da F1 entendem porque ele não tem opções claras para avançar na F1. Nos primeiros seis GPs do ano, o jovem de 23 anos pode ser creditado com imensa consistência e velocidade geral. Normalmente, isso seria suficiente para pelo menos estar em conversações para uma promoção dentro da Red Bull. Lamentavelmente, este não é o caso do jovem japonês.

Mais uma vez, a narrativa da Red Bull em torno de Tsunoda não é inspiradora. A expectativa e quase certeza da equipe austríaca, era que Daniel Ricciardo, oito vezes vencedor de GPs, se afirmasse como líder da equipe de Faenza. Por extensão, o australiano estava ligado a uma potencial vaga na Red Bull – uma sequência de eventos considerada viável em meio às dificuldades de Perez na temporada passada.

Tsunoda supera as expectativas

Ricciardo mostrou alguns momentos de velocidade nesta temporada. Mais notavelmente, ele converteu um forte desempenho na classificação curta de sexta-feira em P4 na Sprint de sábado. Isso garantiu seus primeiros pontos da temporada e um importante aumento de confiança após um 2024 abaixo do ideal.

Dito isso, é Yuki Tsunoda quem está fazendo os pontos RB na luta principal. Dos 19 pontos que estão colocando a equipe RB em P6 no campeonato, 14 foram marcados por Tsunoda.

Em Miami, depois de subir do P15 para o P8 na Sprint, ele se colocou no Q3 na classificação para o GP de domingo. Isso se tornou uma ocorrência relativamente comum para Tsunoda em 2024, que maximiza consistentemente um AT04 mais competitivo do que o do ano passado, porém longe do que esperava-se do carro.

No domingo, ele cruzou a linha em um P7 brilhante. Uma sólida capacidade de corrida, uma forte gestão dos pneus e – o mais importante – um desempenho puro garantiram este resultado. Talvez o mais notável seja o fato de Tsunoda ter criado uma lacuna significativa para a Mercedes de George Russell em seu stint final.

Red Bull olha para fora dos pilotos Red Bull

Seria necessária uma reviravolta catastrófica e bastante improvável para que a temporada de Tsunoda fosse caracterizada como algo diferente de excelente. Neste contexto, a próxima questão lógica é quais as perspectivas que ele tem pela frente.

Lamentavelmente, o caminho a seguir não é claro. A Red Bull está avaliando Carlos Sainz como uma alternativa séria a improvável saída de Verstappen ou ao mediano e inconsistente Sergio Perez. Apesar de superar Ricciardo até com certa facilidade, o piloto japonês não está perto do topo da lista em Milton Keynes.

A retórica de Christian Horner quase não menciona Tsunoda no contexto de uma vaga na Red Bull – certamente não com o mesmo entusiasmo com que falou sobre Daniel Ricciardo na temporada passada.

Para o jovem de 23 anos, permanecer na RB em meio ao status desconhecido de Liam Lawson, parece ser o objetivo imediato mais realista, o que é quase incompreensível. Desde que ele continue atuando nesse nível, portas têm que se abrir no futuro. Por enquanto, assentos potencialmente atraentes na Aston Martin – por exemplo – são extremamente improváveis. Em outros lugares, as opções disponíveis geralmente são passos laterais ou para trás.

Nesse contexto, só resta a Yuki Tsunoda manter o foco e – por enquanto – esperar que surja uma oportunidade melhor.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.