Veja decisão da FIA sobre pilotos russos

terça-feira, 1 de março de 2022 às 17:07

FIA

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, presidiu hoje uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) para tratar de assuntos relacionados à situação atual na Ucrânia.

Em seu discurso de abertura da reunião, o presidente da FIA disse: “Como você sabe, a FIA está observando os desenvolvimentos na Ucrânia com tristeza e choque e espero uma resolução rápida e pacífica para a situação atual. Condenamos a invasão russa da Ucrânia e nossos pensamentos estão com todos aqueles que sofrem como resultado dos acontecimentos na Ucrânia. “

“Gostaria de salientar que a FIA, juntamente com os nossos promotores, agiu de forma proativa sobre este assunto na semana passada e se comunicou de acordo com a Fórmula 1, Fórmula 2, WTCR e a International Drifting Cup. Uma versão atualizada dos diferentes calendários internacionais da FIA será apresentada na reunião do WMSC no Bahrain para aprovação.”

De acordo com as recomendações do Comitê Olímpico Internacional, os membros do Conselho aprovaram as seguintes decisões a serem implementadas com efeito imediato:

Competições organizadas no território da Rússia e da Bielorrússia

– Nenhuma competição internacional/zona vai ocorrer na Rússia e na Bielorrússia, até novo aviso
– Nenhuma bandeira/símbolo ou hino da Rússia/Bielorrússia será usado em competições internacionais/zona, até novo aviso
Pilotos, competidores e oficiais

Nenhuma equipe nacional russa/bielorrussa poderá participar de competições internacionais/zona (por exemplo, FIA Motorsport Games), até novo aviso

Pilotos russos/bielorrussos, competidores individuais e oficiais poderão participar de competições internacionais/zona apenas em sua capacidade neutra e sob a “bandeira da FIA”, sujeito a compromisso específico e adesão aos princípios de paz e neutralidade política da FIA, até novo aviso

Nenhum símbolo nacional russo/bielorrusso, cores, bandeiras (uniforme, equipamento e carro) – devem ser exibidos ou hinos devem ser tocados em competições internacionais/zona, até novo aviso

Oficiais eleitos da FIA/membros das comissões

Representantes de membros russos/bielorrussos da FIA devem se afastar temporariamente de suas funções e responsabilidades de dirigentes eleitos/membros de comissões *

Bolsas FIA

– Nenhuma subvenção da FIA será concedida aos membros russos/bielorrussos da FIA, até novo aviso *
– Nenhum financiamento existente da FIA será pago aos membros russos/bielorrussos da FIA *
* Sujeito à aprovação do Conselho Mundial de Mobilidade Automóvel e Turismo

Calendário Esportivo Internacional da FIA

Mediante proposta do Detentor de Direitos Comerciais de F1, cancelamos o GP da Rússia de F1 de 2022 por motivo de Força Maior.

O presidente da FIA acrescentou: “Quero agradecer aos membros do Conselho por sua pronta ação ao decidir essas medidas no interesse do esporte e da paz. Estamos solidários com Leonid Kostyuchenko, presidente da Federation Automobile d’Ukraine (FAU) e com toda a família FIA no país. As medidas tomadas hoje reconhecem a autoridade da FAU na Ucrânia e também estão alinhadas com as recomendações feitas recentemente pelo Comitê Olímpico Internacional. Estamos em discussões ativas com nossos membros enquanto continuamos a estender nossa compaixão e apoio em seu momento de necessidade. Esperamos sinceramente por uma resolução pacífica para suas dificuldades intoleráveis”.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.