Veja a punição da Red Bull por ultrapassar o limite de orçamento em 2021

sexta-feira, 28 de outubro de 2022 às 11:36

Helmut Marko e Christian Horner

A Red Bull finalmente foi punida por uma pequena violação do limite de custos antes do GP da Cidade do México, com 10% de redução no tempo do túnel de vento mais prejudicial; A Red Bull estava USD 1,8 milhão acima do limite de USD 145 milhões e chegou a um ‘acordo de violação aceito’ com a FIA que rege a F1

A multa para os Touros foi de USD 7 milhões e restrições no tempo de desenvolvimento do carro por violar o limite de custos da Fórmula 1 da temporada passada.

Após mais de duas semanas de especulação e críticas de rivais, por sua “pequena” violação do limite de USD 145 milhões no primeiro título de Max Verstappen, a Red Bull recebeu suas punições hoje no GP da Cidade do México.

O ABA (acordo de violação aceito) significou que a Red Bull teve que admitir seus erros – com a equipe USS 2,2 milhões acima do limite -, mas crucialmente trouxe o fim de uma saga da F1 e punições menos severas.

A Red Bull recebeu uma penalidade financeira e esportiva menor, com uma redução de 10% no tempo do túnel de vento para 2023 sendo a mais prejudicial.

Os Touros já estavam preparados para ter menos tempo em seu túnel de vento – onde as equipes de F1 testam e aerodinâmica perfeita em seu carro – do que seus rivais devido à vitória no campeonato de construtores deste ano, que eles encerraram no último fim de semana nos EUA para acompanhar o segundo título de pilotos de Verstappen.

Com a punição, a Red Bull terá 25 vezes em seu túnel de vento em vez de 28. A Ferrari, por referência, terá 30 se terminar em segundo no campeonato, e a Mercedes 32 se terminar em terceiro, como esperado. A equipe em último lugar tem 46 vezes em seu túnel de vento na próxima temporada.

Alguns, no entanto, ainda podem acreditar que a Red Bull escapou de punições maiores.

A Red Bull foi acusada pela primeira vez de uma violação menor – um gasto excessivo de menos de 5% [USD 7,25 milhões] – do novo limite de custo da F1 para 2021 em 10 de outubro e estava em discussões com a FIA desde essa revelação.

A equipe – em meio a acusações de ‘trapaça’ do chefe da McLaren, Zak Brown, e críticas ferozes de outros rivais – protestou sua inocência por toda parte, e a Sky Sports entende que seu relatório inicial para a FIA foi de USD 4,5 milhões abaixo do limite.

Acredita-se que o principal motivo da Red Bull ter furado o teto foram as peças de reposição não utilizadas para o carro, enquanto despesas como alimentação, auxílio-doença e redundância também foram um fator.

Acredita-se que USD 1,7 milhão do gasto total excessivo de USD 2,2 milhões seja devido a questões fiscais.

A FIA buscou um ABA primeiro de acordo com o regulamento financeiro, e o acordo descartou as punições mais severas que a Red Bull poderia ter recebido por uma violação menor, como deduções de pontos ou redução de limites futuros.

Em circunstâncias já extremamente controversas, Verstappen venceu Lewis Hamilton por apenas oito pontos para o título de pilotos do ano passado.

Se a Red Bull tivesse rejeitado os termos da FIA, o caso teria ido para o painel de adjudicação de limite de custos e toda a gama de penalidades estaria de volta à mesa. Depois disso, poderia até ter escalado para o Tribunal Internacional de Apelações, um escândalo que ninguém queria.

AS - www.autoracing.com.br

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