Veja a nova pista de Melbourne, que terá 4 zonas de abertura do DRS

segunda-feira, 4 de abril de 2022 às 13:49

DRS nas linhas verdes pontilhadas

O GP da Austrália deste próximo fim de semana terá o recorde de quatro zonas DRS numa volta, com o retorno da F1 a Albert Park depois de dois anos sem a Austrália hospedar uma corrida de Fórmula 1.

O circuito passou por uma grande reformulação desde o último GP da Austrália realizado lá em 2019, com várias curvas tendo sido alargadas e tomando-as mais rápidas em uma tentativa de melhorar as corridas.

As curvas 1 e 3 foram alargadas para uma tangência mais rápida. As curvas 6 e 7 viraram praticamente uma reta até a curva 8. E as antigas curvas 9 e 10 sumiram dando lugar a uma nova reta e agora a pista tem 14 curvas, ao invés das tradicionais 16.

Pista antiga e nova para 2022

O mapa da pista de Albert Park no site oficial da Fórmula 1 foi atualizado para mostrar que o circuito agora possui quatro zonas DRS para ajudar nas ultrapassagens. Esta será a primeira vez que um GP será realizado com quatro pontos de ativação DRS separados ao redor do circuito.

Além das três zonas DRS presentes no circuito na última vez que a corrida foi realizada em 2019 – ao longo da reta dos boxes, na reta para a curva três e na reta para a curva 11 – uma quarta zona será adicionada na nova reta que leva à chicane rápida das novas curvas nove e dez (antes 11 e 12).

Haverá dois pontos de detecção DRS ao redor do circuito. O primeiro logo após a curva seis refeita no início do setor dois, que pode ser ativada antes e depois da chicane de alta velocidade no início do setor três. O segundo ponto de detecção DRS vem antes do hairpin da curva 13, pouco antes da curva final e será ativado ao longo da reta dos boxes e depois da curva dois na descida para a curva três.

Apesar da pista visualmente não parece tão diferente, ela ficou muito mais rápida desde que a F1 esteve lá em 2019. O evento de 2020 foi cancelado na manhã do treino de sexta-feira depois que a McLaren se retirou da corrida após dois membros de sua equipe testarem positivo para Covid-19 no começo da pandemia do COVID-19. A corrida estava programada para retornar ao calendário no final da temporada de 2021, mas foi cancelada novamente devido às restrições do governo australiano ao COVID.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.