Vasseur questiona parceria entre Red Bull e AlphaTauri

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023 às 9:08

Frederic Vasseur

Frederic Vasseur acredita que o aumento da parceria da AlphaTauri com a Red Bull na Fórmula 1 “não está certo”, mas ele tem total confiança na FIA para policiar a questão.

A AlphaTauri deve utilizar mais peças da equipe principal da Red Bull sob sua nova gestão em 2024, com o CEO Peter Bayer e o novo chefe Laurent Mekies substituindo o aposentado Franz Tost.

Algumas equipes rivais estão insatisfeitas com a proximidade da colaboração, já que a AlphaTauri também usa o mesmo túnel de vento da Red Bull no Reino Unido.

Entretanto, a FIA possui procedimentos rigorosos para garantir que as regras estritas relacionadas ao desenvolvimento do carro não sejam violadas.

Apesar de Vasseur não acreditar que isso esteja correto, o chefe da Ferrari apoiou a FIA, que pode realizar verificações aleatórias nas fábricas visando garantir a conformidade em todos os momentos.

“O que acho que precisamos policiar é o que está sendo feito com as equipes juniores”, declarou Vasseur à mídia.

“Para mim, não é o caminho certo porque o que a Toro Rosso, AlphaTauri ou Minardi, não sei o que vem a seguir, está fazendo (com a Red Bull) é uma situação estranha com duas equipes pertencentes à mesma companhia”.

“Porém, a FIA conseguiu administrar isso até agora e tenho certeza de que conseguirá no futuro”.

Vasseur também comentou o domínio da Red Bull em 2023, quando venceu 21 dos 22 GPs e estabeleceu um novo recorde de pontos no campeonato de construtores com 860.

Ele acredita que, com o regulamento estável, o pelotão começará a convergir após a campanha dominante.

“Não tenho minha bola de cristal, mas com certeza vocês podem imaginar que teremos uma espécie de convergência de performance”, explicou ele.

“Com a estabilidade do regulamento, isso significa que provavelmente será cada vez mais difícil para a Red Bull repetir o que fez nesta temporada, mas você também tem de considerar o impulso positivo e o efeito bola de neve de quando se está dominando, podendo mudar o projeto para o próximo ano bem cedo na temporada”.

“Não tenho certeza se, com o nível coletivo de desempenho dos últimos dois ou três eventos, eles teriam vencido as 21 corridas – o final da temporada foi muito mais acirrado”.

“Vamos ver o que acontece no próximo ano, mas não quero me concentrar na Red Bull – nós já temos o suficiente para fazer”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.