Vasseur não culpa o asfalto pelas dificuldades da Ferrari na China

terça-feira, 23 de abril de 2024 às 9:34

Frederic Vasseur

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, se recusou a culpar as condições da pista no GP da China pela falta de performance na corrida.

Antes do retorno da Fórmula 1 a Xangai, o asfalto da pista foi revestido com uma camada de betume, o que a fornecedora de pneus da categoria indicou desconhecer.

Charles Leclerc e Carlos Sainz receberam a bandeira quadriculada em quarto e quinto, respectivamente, mas enfrentaram dificuldades com os pneus duros.

Apesar de Vasseur ter indicado que o asfalto da pista foi um problema, ele se recusou a usar isso como a única desculpa para o desempenho da Ferrari.

“Não pode ser uma desculpa, era igual para todos”, disse Vasseur à mídia.

“É verdade que foi a primeira vez que viemos para Xangai com esta geração de carros, o revestimento ou pintura do asfalto não ajudou, pois houve uma enorme evolução da pista durante o fim de semana”.

“Mas absolutamente não é uma desculpa, já que todos estão na mesma situação e algumas equipes gerenciaram melhor a situação. Significa que temos de entender se podemos fazer um trabalho melhor”.

Na relargada após os safety cars, Leclerc estava em terceiro, atrás de Lando Norris, mas o monegasco não conseguiu acompanhar o britânico.

Contudo, Vasseur sentiu que a diferença é tão pequena no pelotão da frente que a equipe pode ser “herói ou zero” em qualquer fim de semana.

“Desde o início da temporada, há uma janela em que o pelotão está extremamente apertado”, respondeu Vasseur ao ser questionado se a Ferrari teria ficado à frente da McLaren em um fim de semana com formato convencional.

“É claro que Max (Verstappen) às vezes é um pouco mais rápido, mas temos um pelotão com seis ou sete carros a um décimo, e acho que na classificação foi um décimo ou um décimo e meio entre segundo/terceiro e oitavo/nono (na verdade foram 0.315s entre Perez em segundo e Sainz em sétimo)”.

“Isso significa que você pode passar de herói a zero com detalhes, e largando em nono, a corrida é muito mais difícil por causa do ar sujo na primeira volta, e mesmo sendo mais rápido, você luta para ultrapassar porque danifica os pneus se não tiver uma grande vantagem”.

“É uma questão de juntar tudo, não tivemos um fim de semana limpo, cometemos muitos erros coletivamente. E este grupo sabe que se você não fizer o trabalho perfeito, não estará na frente, mas vamos tentar novamente na próxima vez”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.