Vasseur: Imprensa te espanca por causa de 1 centésimo de segundo
quarta-feira, 17 de julho de 2024 às 17:43Apesar da equipe Ferrari estar na vice-liderança na tabela do campeonato de construtores, seu carro atualmente é apenas o quarto mais rápido do grid, com Touros, Prateados e McLaren mais rápidos e consistentes.
Fred Vasseur disse que “desistiu” de tentar explicar pequenos erros depois de afirmar que a equipe recebeu sua cota de “surra” da imprensa nas últimas semanas.
Os Vermelhos começaram fortes a temporada e conquistaram vitórias na Austrália e em Mônaco, mas tem enfrentado dificuldades desde que introduziram uma atualização para o GP da Espanha e o carro voltou a quicar na pista.
O recente GP da Inglaterra foi particularmente decepcionante para a Scuderia, já que Charles Leclerc foi eliminado no Q2 e não conseguiu marcar nenhum ponto depois na corrida.
Mas a Ferrari disse que entendeu por que teve dificuldades em Silverstone, um desempenho que não preocupa o chefe da equipe.
“O resultado em Silverstone é enganoso”, disse Vasseur à Auto Motor und Sport. “Agora entendemos melhor o nosso problema mais recente do que antes deste fim de semana de corrida.
“Tivemos que sacrificar o TL1 e o TL2 de sexta-feira para isso. Mas as lições aprendidas nos ajudarão ainda mais.”
A razão pela qual a atualização do GP da Espanha da Ferrari resultou em uma diminuição de desempenho é porque foi ela quem causou o retorno dos quiques.
Isso tinha sido foi um tema problemático em 2022 que não é visto no túnel de vento, algo que tornou difícil para a Ferrari resolver seu novo problema de quiques.
“A atualização do Barcelona foi um progresso no papel”, observou Vasseur. “Também em grande parte na pista. Infelizmente, os quiques voltaram em algumas curvas rápidas. Mas não em todas.”
“Como isso não é reproduzível no túnel de vento, é difícil descobrir o que causa isso. Os quiques aumentam a temperatura dos pneus e isso custa tempo em outras áreas. É por isso que comparamos duas especificações diferentes de assoalho em Silverstone.”
“Agora temos até Budapeste para encontrar uma solução. No início, teremos que decidir a favor de criar uma condição sem quicar e sacrificar um pouco do tempo da volta.”
“Mas o objetivo deve ser resolver as partes responsáveis pelos quiques com uma atualização.”
Te espancam por 1 centésimo de segundo
A forma recente da Ferrari resultou em críticas da mídia, com erros cometidos pelos pilotos e pela equipe.
Mesmo quando os erros foram evitados, a Ferrari ainda se deparou com a negatividade, devido às suas posições finais nas classificações e corridas.
Vasseur pediu à Ferrari que “mantenha a calma” sobre isso devido às reações serem injustas, com o francês apontando que críticas não podem ser feitas quando a classificação em terceiro ou oitavo é simplesmente reduzida a centésimos de segundo.
“Desisti de tentar explicar”, insiste o chefe da Ferrari. “Em Ímola tivemos Sainz e Russell em dois milésimos de segundo.
“Três corridas depois, em Barcelona, estamos três centésimos atrás da Mercedes. Quando recebemos elogios, depois vem uma surra por causa de alguns centésimos de segundo.”
“Você pode discutir com pontos, mas não com tempos de volta. Não fazemos um trabalho melhor ou pior se estivermos um centésimo de segundo à frente ou atrás.”
“Como equipe, é preciso manter a calma. Isso não é fácil, porque as reações lá fora mostram grandes oscilações. Na Itália, mais do que em qualquer outro lugar.”
formula 1, Imprensa espanca Ferrari, noticias f1, noticias sobre Ferrari, noticias sobre Fred Vasseur
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.