Vasseur fala sobre mudanças da Ferrari e F1 em 2026
domingo, 2 de novembro de 2025 às 10:30Vasseur comenta mudanças de 2026
O diretor da Ferrari, Fred Vasseur, falou sobre a grande mudança de regras que o paddock da F1 enfrentará em 2026. Além disso, ele destacou que os novos regulamentos para aerodinâmica e unidades de potência prometem provocar grandes mudanças na ordem de forças.
A equipe italiana espera que os novos carros tragam vantagem e a aproximem do topo da tabela, algo que não acontece desde 2008. Enquanto o grid atual se mantém equilibrado, Vasseur acredita que as diferenças entre equipes devem aumentar quando as novas máquinas estrearem na pista.
Possíveis ajustes em 2027
Quando questionado sobre ajustes em 2027 caso os gaps fiquem muito grandes, Vasseur respondeu de forma direta:
“Sim, claro — mas sempre foi assim na Fórmula 1. Quando surgem novas regras, você não sabe exatamente para onde está indo. Tiveram casos no passado, como o motor da Mercedes em 2014 ou a Brawn GP em 2009. Entretanto, isso faz parte do desafio da equipe.”
Além disso, ele reforçou que a Ferrari está acostumada a desenvolver carros a partir do modelo do ano anterior e sempre tentar melhorar o desempenho. Logo, cada nova temporada representa uma oportunidade e um teste de habilidade.

Começando do zero
Vasseur apontou que o maior desafio da Ferrari será começar do zero em várias frentes: motor, chassi, pneus, combustível e regulamentos esportivos.
“Hoje, temos que começar do zero. O maior desafio é exatamente começar do zero em tudo — novos pneus, novo combustível, novo motor, novo chassi, novas regras esportivas. Tudo novo. É bastante desafiador, mas também faz parte do DNA do nosso esporte.”
Nesse sentido, ele acrescentou:
“Não podemos reclamar cedo demais sobre o espetáculo. Vamos ver como será a situação no próximo ano. Ainda assim, acredito que esse tipo de desafio é justamente o que torna a Fórmula 1 tão emocionante e competitiva.”
Consequentemente, a Ferrari terá que equilibrar desenvolvimento técnico e estratégia de corrida para se manter competitiva em 2026.
aerodinâmica, brawn gp, campeonato, carros novos, comentar formula 1, equipe, f1 2026, ferrari, formula 1, fred vasseur, grid, mercedes, motor, regulamentos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
