Vasseur diz que afirmação de Verstappen sobre título não faz qualquer sentido
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024 às 17:59
Frederic Vasseur
Frederic Vasseur rejeitou totalmente a fala de Max Verstappen de que ele teria garantido o título de Fórmula 1 ainda mais cedo no carro da McLaren ou da Ferrari nesta temporada.
O holandês garantiu o título com dois GPs de antecedência em Las Vegas ao terminar à frente de Lando Norris para igualar Sebastian Vettel e conquistar o quarto título seguido.
Uma recuperação no chuvoso GP de São Paulo para vencer ajudou Verstappen em seu caminho para se tornar campeão após uma queda no meio da temporada que incluiu uma sequência de 10 corridas sem vitória.
A atualização da McLaren em Miami impulsionou a equipe para a luta pelo título e, logo depois, Mercedes e Ferrari trouxeram suas próprias atualizações e melhoraram bastante.
Após a corrida em Vegas, Verstappen disse à imprensa que poderia ter conquistado o título “ainda mais cedo” se estivesse pilotando um carro rival, como uma Ferrari ou uma McLaren.
O diretor da equipe Ferrari, Vasseur, desde então discordou dessa declaração, alegando que a variável envolvida na F1 significa que sua afirmação tem pouca ou nenhuma substância.
“Não faz qualquer sentido pensar ou dizer que em outra equipe Verstappen teria sequer vencido, já que não é possível dissociar o desempenho de um piloto do de seu carro”, disse Vasseur à Autosprint.
“Há muitos elementos envolvidos nessa equação.”
Vasseur continuou a provar seu ponto ainda mais ao sugerir o que teria acontecido se Verstappen tivesse pilotado o McLaren MCL38 que venceu o título de Construtores.
“Não faz qualquer sentido dizer que Verstappen teria vencido em uma McLaren também, já que o nível de qualidade da equipe de Woking também depende do feedback e do trabalho feito com seus pilotos atuais”, acrescentou.
Vasseur elogiou a capacidade de Verstappen de ‘maximizar resultados’
Vasseur destacou que a queda na competitividade da Red Bull foi exposta no meio de 2024, pois seus rivais estavam próximos o suficiente para punir os Touros em comparação às temporadas anteriores.
“Em 2022 e 2023, a Red Bull foi muito melhor”, reconheceu.
“Quando você tem seis décimos de margem, você pode cometer erros e ninguém percebe, então você é beatificado.”
“Este ano, no entanto, um pequeno erro já era o suficiente para fazer a equipe de Milton Keynes cair para o sexto lugar em algumas corridas.”
Mas embora discorde do veredito de Verstappen, ele reconheceu que sua capacidade de maximizar os resultados durante a queda de desempenho da Red Bull o ajudou a manter a coroa.
“O que me impressionou sobre Verstappen este ano foi sua capacidade de extrair o melhor, mesmo nas corridas nas quais o carro dele não era o melhor”, disse ele.
“E esta é uma lição para nós, porque ao longo de uma temporada em um contexto tão competitivo, há corridas em que não somos os mais fortes, mas é necessário maximizar o resultado, fazer o melhor possível.”
“Para vencer, você precisa fazer a diferença quando não está no lugar certo – é aí que ele fez a diferença.”
comente f1, formula 1, Formula 1 2025, frederic vasseur, max verstappen, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.