Vasseur detona punição “leve demais” da Red Bull

sexta-feira, 7 de abril de 2023 às 9:23

Frederic Vasseur

Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, diz que a punição da Red Bull por desrespeitar o teto orçamentário da Fórmula 1 foi branda demais.

Foi revelado em 2022 que a Red Bull foi a única que superou o limite de $145 milhões imposto para todas as equipes na temporada 2021.

Segundo relatos iniciais, a Red Bull havia gastado $1.8 milhão a mais do que o permitido, mas depois que a FIA pediu esclarecimentos e aceitou a explicação da equipe, o valor caiu para cerca de $400 mil.

Como penalização, foi anunciado em outubro que a Red Bull teria de pagar uma multa de $7 milhões e perderia 10% de seu tempo para desenvolvimento aerodinâmico.

Apesar da sanção, a Red Bull vem sendo dominante no começo de 2023, vencendo todas as três corridas da temporada até agora.

“Eu ainda estou convencido de que a punição foi muito leve”, declarou Vasseur à mídia. “Se você considerar que nós vamos melhorar pouco menos de um segundo durante a temporada em termos de aerodinâmica, uma sanção de um décimo disso equivale a 0.1s”.

“E não é uma progressão linear, provavelmente é menos, e como você tem permissão para gastar esse dinheiro em outra coisa, redução de peso e assim por diante, para mim a punição é mínima”.

“Ela deveria ser severa, considerando o ritmo de desenvolvimento que estamos tendo e quando você pode gastar o que está economizando em outra coisa. Você tem uma vantagem no início da temporada porque gastou mais no ano anterior”.

“Eu não quero dizer que eles não fizeram um bom trabalho porque fizeram um ótimo trabalho no carro. Não estou tentando encontrar uma desculpa de modo algum, mas se você me perguntar se a punição é leve demais, eu digo que sim”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.