Ausência de Vasseur intensifica rumores sobre sua saída da Ferrari
segunda-feira, 30 de junho de 2025 às 10:40
Frederic Vasseur
Em meio às crescentes especulações sobre seu futuro na Ferrari, Frederic Vasseur deixou o paddock do GP da Áustria de forma inesperada.
“Fred não estará na pista hoje”, confirmou um porta-voz da equipe italiana. “Ele precisou voltar para casa por motivos pessoais”.
Embora o motivo oficial tenha sido mantido em caráter pessoal, a ausência repentina acontece logo após um aumento significativo nos rumores.
Já no Canadá e ainda mais intensamente durante o fim de semana em Spielberg, surgiram informações de que a Ferrari estaria considerando não renovar o contrato de três anos de Vasseur, que se encerra no final de 2024.
Ainda que não haja confirmação direta de qualquer relação entre sua saída do circuito e essas especulações, a coincidência não passou despercebida.
De acordo com o Corriere dello Sport, “até o momento, nada mais foi divulgado sobre o assunto”. Além disso, o Gazzetta dello Sport destacou que essa foi “a primeira vez desde que assumiu em 2023 que o chefe da equipe não esteve presente no pitwall”.
D’Ambrosio assume e direciona foco para atualizações técnicas
Com Vasseur ausente, o vice-chefe da equipe, Jerome d’Ambrosio, assumiu as funções no domingo. Ainda que tenha sido pressionado a comentar o ocorrido, o ex-piloto preferiu evitar qualquer afirmação polêmica.
“Trocamos mensagens pelo menos 20 vezes ao dia”, limitou-se a dizer sobre Vasseur.
Por outro lado, D’Ambrosio aproveitou para destacar o bom desempenho da nova atualização do assoalho da Ferrari, que ajudou Charles Leclerc a conquistar o pódio.
“A parte inferior segue a filosofia do conceito anterior, e acima de tudo, se comportou exatamente como esperávamos”, afirmou ele com satisfação.
Hamilton, adaptação e comunicação com a equipe
Na sequência, D’Ambrosio também abordou outro ponto quente do domingo: a troca ríspida entre Lewis Hamilton e seu engenheiro Riccardo Adami durante uma discussão sobre estratégia via rádio. Segundo ele, o mal-entendido foi rapidamente resolvido.
“Assim que expliquei a situação a Lewis, ele aceitou e entendeu imediatamente”, explicou o belga.
Além disso, ele fez uma avaliação mais ampla sobre a fase de adaptação do heptacampeão à Ferrari.
“Nas últimas três classificações, ele teve tudo sob controle. No entanto, na corrida, ainda não conseguiu a mesma performance. Mesmo assim, ele teve uma prova sólida, sempre próximo de Leclerc”, pontuou.
“Lewis é, sem dúvida, um vencedor. Ele tem um conhecimento incrível. Para nós, como equipe, é essencial encontrar o equilíbrio certo”.
“Estamos fazendo algumas coisas de maneira diferente e, naturalmente, ele precisa se adaptar. Entretanto, o processo está sendo tranquilo e ele já tem uma ótima relação com Charles”.
Bastidores F1, ferrari f1, frederic vasseur, gp da austria, hamilton ferrari, jerome d'ambrosio, Leclerc pódio, saída Vasseur
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.