Vasseur confirma estreia da Ferrari nos testes de Barcelona
sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 às 14:36Ferrari inicia testes na terça-feira em Barcelona
Fred Vasseur revelou quando a Ferrari colocará o SF-26 na pista durante o primeiro teste de pré-temporada da Fórmula 1, que acontece em Barcelona na próxima semana. Segundo o chefe da equipe italiana, a estreia ocorrerá na terça-feira, 27 de fevereiro.
O teste terá duração de cinco dias e acontecerá a portas fechadas. Nesse período, as equipes irão avaliar seus carros da nova geração de 2026. No entanto, a Williams ficará fora da atividade devido a atrasos na aprovação dos testes de impacto.
Regulamento limita dias de pista por equipe
Ao longo dos cinco dias em Barcelona, cada equipe poderá utilizar o carro em apenas três dias. Dessa forma, quando somados aos dois testes no Bahrein, o regulamento permite um total de nove dias de atividades em pista antes do início da temporada.
Enquanto isso, algumas equipes ajustam seus cronogramas. A McLaren, por exemplo, já confirmou que não participará dos primeiros dias e só deve aparecer a partir de quarta-feira. A Ferrari, por outro lado, planeja ir à pista antes disso, iniciando suas atividades na terça-feira.
Além dessa data, a equipe italiana também pretende retornar ao traçado catalão na quinta-feira, conforme explicou Vasseur.

Vasseur destaca importância do novo ciclo técnico
Durante conversa com veículos selecionados, incluindo a RacingNews365, Fred Vasseur destacou o peso emocional do lançamento do novo projeto da Ferrari para 2026.
“É um dia bastante emocionante para nós. O lançamento de um novo projeto sempre representa um marco importante”, afirmou.
Segundo o dirigente, o impacto é ainda maior por conta da mudança completa no regulamento técnico da Fórmula 1.
“Isso é ainda mais verdadeiro neste ano, com regulamentos totalmente novos para 2026. Foi um caminho longo até hoje, e acredito que tudo correu muito bem”, explicou.
Foco total nos testes de Barcelona
Vasseur ressaltou que o trabalho agora entra em uma nova fase, com atenção total voltada para a pista.
“Foi um bom começo, então precisamos ser positivos e aproveitar a jornada. Agora, nosso foco total é Barcelona”, disse.
Em seguida, o francês detalhou o plano de atividades da Ferrari ao longo da semana.
“Vamos iniciar o teste na terça-feira e, de acordo com o regulamento, decidiremos os outros dias. Também estaremos na pista na quinta-feira”, confirmou.
Trabalho intenso antecedeu estreia do SF-26
Por fim, Vasseur destacou o esforço coletivo envolvido no desenvolvimento do novo carro, especialmente no que diz respeito à unidade de potência.
“Foram semanas, meses e provavelmente anos de trabalho intenso no lado do motor. Estamos muito satisfeitos com a configuração atual. Isso não é o fim da história, mas sim o começo da temporada”, concluiu.
Assim, a Ferrari inicia sua caminhada no novo regulamento da Fórmula 1 com expectativas elevadas e um cronograma bem definido para os testes de pré-temporada.
Barcelona, comentar formula 1, ferrari, formula 1, fred vasseur, mclaren, novo regulamento, SF-26, testes de pré-temporada, testes fechados, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
