Vasseur cobra respeito de Hamilton e Leclerc após polêmica: “A mensagem foi clara”
sexta-feira, 6 de novembro de 2026 às 15:00Frederic Vasseur revelou que conversou com Lewis Hamilton e Charles Leclerc para esclarecer a polêmica envolvendo os dois pilotos no GP da Cidade do México. O chefe da Ferrari afirmou que a reunião ocorreu na noite de quinta-feira e garantiu que ambos compreenderam sua posição. Além disso, reforçou que os interesses da equipe precisam estar acima da rivalidade interna.
“Fizemos isso ontem à noite porque precisei voltar à Europa entre as duas corridas, mas correu bem”, declarou Vasseur durante o fim de semana do GP de São Paulo.
“Foi bom conversar, esclarecer minha posição e a posição deles. Foi importante fazer isso. Agora viramos a página e estamos concentrados na próxima corrida”, acrescentou.
O francês também confirmou que a Ferrari não alterou suas diretrizes depois do episódio no México. Entretanto, destacou que Hamilton e Leclerc precisam controlar a frustração e respeitar os limites da disputa.
Quero ser VIPVasseur exige respeito à Ferrari
Segundo Vasseur, a proximidade entre os dois pilotos ao longo dos últimos fins de semana contribuiu para aumentar a tensão dentro da equipe.
“As diretrizes continuam as mesmas, mas acho que eles talvez tenham acumulado um pouco de frustração porque estão começando cada fim de semana lado a lado”, explicou.
O dirigente reconheceu que ambos possuem espírito competitivo e querem superar o companheiro. No entanto, deixou claro que essa rivalidade não pode prejudicar a Ferrari.
“No fim das contas, as diretrizes são sempre as mesmas. Eles precisam respeitar um ao outro. São dois competidores com espírito de luta, certamente, mas precisam respeitar o outro”, afirmou.
“Acima de tudo, precisam respeitar a marca, a equipe, as pessoas que trabalham na fábrica e aquelas que trabalham na pista. Acho que estamos colocando muito esforço nisso, e a mensagem foi clara”, enfatizou.
Ferrari lamenta oportunidade perdida no México
Vasseur também comentou as consequências da disputa entre Hamilton e Leclerc. Embora os dois não tenham chegado a se tocar, a situação comprometeu as chances da Ferrari de conquistar um resultado ainda melhor.
“Também não vi contato entre os dois carros. Isso ganhou importância porque estávamos em primeiro e segundo, mas não houve contato. Nem sempre é assim entre companheiros de equipe”, observou.
O francês admitiu, porém, que a manobra não trouxe benefícios para a Ferrari. Afinal, a equipe ocupava as duas primeiras posições e acabou perdendo a vitória para Max Verstappen.
“Certamente, não foi uma boa manobra porque, quando você está em primeiro e segundo, espera continuar em primeiro e segundo, e não foi o que aconteceu. Além disso, recebemos a penalidade e Max venceu a corrida”, lamentou.
Apesar da frustração, Vasseur destacou que a Ferrari somou mais pontos do que qualquer outra equipe durante o fim de semana mexicano. Por isso, prefere evitar reações exageradas e manter o foco nas próximas corridas.
“No geral, ainda marcamos o maior número de pontos no fim de semana. Eu certamente teria preferido terminar em primeiro, mas precisamos manter a calma e avançar passo a passo”, concluiu.
Charles Leclerc, ferrari, frederic vasseur, GP de São Paulo, GP do Mexico, interlagos, lewis hamilton, max verstappen, ordens de equipe, rivalidade entre pilotos, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
