USC – Ganassi de Kanaan fatura as 24 Horas de Daytona

domingo, 25 de janeiro de 2015 às 17:46

24 Horas de Daytona 2015

Foram disputadas neste final de semana as tradicionais 24 Horas de Daytona. Foi a 53ª edição da corrida, que marca a abertura do United SportsCar Championship e do automobilismo mundial em 2015.

A Chip Ganassi retomou a hegemonia perdida no último ano, faturando a sua sexta vitória em dez anos. O grupo vencedor, a bordo do Riley-Ford nº 02, é formado por Tony Kanaan, Scott Dixon, Jamie McMurray e Kyle Larson. Todos eles são convidados, já que os dois primeiros são competidores da F-Indy e os dois últimos da NASCAR.

A disputa foi apertada. A Ganassi cruzou apenas 1s3 na frente da segunda colocada, a Action Express Racing Coyote-Chevrolet Corvette, guiada por Sebastien Bourdais, João Barbosa e Christian Fittipaldi, que venceu no ano passado e formou uma dobradinha brasileira com Kanaan.

Dixon ultrapassou Ricky Taylor durante a penúltima rodada de pit stops. A disputa mais acirrada se deu nas últimas cinco voltas, com a Action Express, após a 18ª e penúltima bandeira amarela. O carro de Fittipaldi chegou a estar três voltas atrasado no começo da prova, devido a um problema de pressão de combustível.

O WTR de Max Angelelli e dos irmãos Taylor perdeu a chance de chegar na segunda posição devido a um drive-through por ter entrado nos pits quando eles estavam fechados. Acabou em terceiro, seguido pelo Spirit of Daytona Coyote-Chevrolet de Richard Westbrook, Michael Valiente e Mike Rockenfeller.

Os pole positions da Michael Shank Racing Ligier-Honda JSP2, dividida por Oswaldo Negri Jr, AJ Allmendinger, John Pew e Matt McMurry, terminaram em 11º após terem enfrentado problemas durante a noite. A outra Ganassi, de Scott Pruett, Joey Hand e Charlie Kimball, abandonou na 22ª hora. A Starworks Riley DP de Rubens Barrichello também não chegou ao final.

Na classe GT Le Mans, a vitória foi do Chevrolet Corvette C7.R dividido por Antonio Garcia, Jan Magnussen e Ryan Briscoe. Terminou 30s na frente da Rahal BMW Z4 GTE de Dirk Werner, Bill Auberlen, Augusto Farfus Jr e Bruno Spengler. O bólido do brasileiro Farfus liderava até o penúltimo pit stop, quando teve problema em uma das rodas.

A equipe PR1/Mathiasen venceu na Prototype Challenge com Tom Kimber-Smith, Andrew Palmer, Mike Gausch e Andrew Novick, após acidente no final com o CORE Autosport. Na GT Daytona, quem venceu foi o Riley Motorsports Dodge Viper SRT GT3-R de Ben Keating, Kuno Wittmer, Dominik Farnbacher, Al Carter e Cameron Lawrence, com uma vantagem de 7s para os segundos colocados.

Classificação da prova:

1. Dixon/Kanaan/Larson/McMurray EUA Chip Ganassi Riley Ford DP 740 voltas P
2. Barbosa/Fittipaldi/Bourdais EUA Action Express Chevrolet DP 740 voltas P
3. Taylor/Taylor/Angelelli EUA Wayne Taylor Corvette DP 740 voltas P
4. Westbrook/Valiante/Rockenfeller EUA VisitFlorida Racing Riley Ford DP 734 voltas P
5. Magnussen/Garcia/Briscoe EUA Corvette Racing C7.R 725 voltas GTLM
6. Auberlen/Werner/Farfus/Spengler GER BMW Team RLL 725 voltas GTLM
7. Curran/Cameron/Papis/Keen EUA Action Express Racing DP 721 voltas P
8. Gavin/Milner/Pagenaud EUA Corvette Racing C7.R 718 voltas GTLM
9. Guasch/Novich/Palmer/Kimber-S EUA PR1 Mathiasen Oreca 714 voltas PC
10. Mowlem/Papadopolous/Drissi/Alder EUA BAR1 Motorsport Oreca 713 voltas PC
11. Pew/Negri/Allmendinger/McMurry EUA Michael Shank Ligier Honda 705 voltas P
12. Bennett/Braun/Wilkins/Gue EUA CORE Autosport Oreca 704 voltas PC
13. Carter/Keating/Farnbacher/Wittmar EUA Riley Dodge Viper SRT 704 voltas GTD
14. MacNeil/Keen/Davis/V Gisbergen EUA Alex Job Porsche 911 GT 704 voltas GTD
15. Snow/Heylen/Dempsey/Eng EUA Wright Porsche 911 GT 704 voltas GTD
16. Edwards/Luhr/Klingmann/Rahal GER BMW Team RLL 701 voltas GTLM
17. Miller/Golkhberg/Simpson/Mitchell EUA JDC Miller Oreca 701 voltas PC
18. Lathouras/Rugolo/Aguas/Griffin ITA AF Corse Ferrari 458 Italia 701 voltas GTD
19. Haase/Miller/v Moltke/Rast EUA Paul Miller Audi R8 695 voltas GTD
20. Sweedler/Bell/Lazzaro/Segal ITA Scuderia Corsa Ferrari 458 Italia 691 voltas GTD
21. Faulkner/Giermaziak/Skeen/Butcher EUA GB Autosport Porsche 911 GT 687 voltas GTD
22. DeBoer/Salazar/Wilson/Riddle GBR TRG Aston Martin V12 Vantage 678 voltas GTD
23. Keating/Bleekemolen/Carter/Goossens EUA Riley Dodge Viper SRT 674 voltas GTD
24. Winkelhock/Thome/Hoshino/Fuji EUA Flying Lizard Audi R8 670 voltas GTD
25. Pruett/Hand/Kimball/Karam EUA Chip Ganassi Riley Ford DP 669 voltas P
26. Gewirtz/Lewis/Kvamme/Cheng EUA RG Riley BMW DP 644 voltas P
27. Tandy/Pilet/Lieb ALE Porsche NA 911 RSR 640 voltas GTLM
28. Turner/Lamy/Lauda/Dalla Lana GBR Aston Martin Racing Vantage V8 632 voltas GTLM
29. Potter/Lally/Seefried EUA Magnus Porsche 911 GT 616 voltas GTD
30. Priaulx/Paltalla/Marsal/Said EUA Turner BMW Z4 604 voltas GTD
31. Davison/Nielsen/Nygaard GBR TRG Aston Martin V12 Vantage 593 voltas GTD
32. Pace/DeFoor/Hinton/Schroeder EUA Fifth Plus Racing BMW DP 590 voltas P
33. Bergmeister/Bamber/Makowiecki GER Porsche NA 911 RSR 581 voltas GTLM
34. Longo/Serra/Gomes/Bertolini ITA Scuderia Corsa Ferrari 458 Italia 545 voltas GTD
35. Basseng/Beretta/De Phil/O’Young EUA Muehlner Porsche 911 GT 539 voltas GTD
36. Cumming/Junqueira/Hawksworth EUA RSR Oreca 535 voltas PC
37. Lindsey/Pumpelly/Norman/Estre EUA Park Place Porsche 911 GT 532 voltas GTD
38. Henzler/Sellers/Long ALE Falken Porsche 911 RSR 530 voltas GTLM
39. Hunter-R/Hartley/Barrichello/Graves/Mayer EUA Starworks Riley DP 426 voltas P
40. Michaelian/Lira/Flores EUA Muehlner Porsche 911 GT 414 voltas GTD
41. Sharp/Dalziel/Heinemeier-Hansson EUA ESM HPD ARX-04b 389 voltas P
42. Plowman/Drumwright/Fenton/Ware EUA BAR1 Motorsport Oreca 361 voltas PC
43. Miller/Long/Devlin/Tremblay EUA SpeedSource Mazda 348 voltas P
44. Kaffer/Rigon/Fisichella/Beretta ITA Risi Ferrari 458 Italia 310 voltas GTLM
45. Schultis/vd Zande/Popow/Hedlund EUA Starworks Oreca 299 voltas PC
46. French/Mee/Sargent/Ostella EUA Performance Tech Oreca 238 voltas PC
47. James/Farnbacher/Riberas EUA Alex Job Porsche 911 GT 233 voltas GTD
48. Perrodo/Collard/Bruni/Vilander ITA AF Corse Ferrari 458 Italia 211 voltas GTLM
49. Bomarito/Nunez/Tremblay/Hinchcliffe EUA SpeedSource Mazda 198 voltas P
50. Bachler/Zoechling/Engelhart/Willsey EUA Konrad Porsche 911 GT 176 voltas GTD
51. Krohn/Pla/Jonsson/Brundle EUA Krohn Ligier Judd 172 voltas P
52. Brown/Van Overbeek/Fogarty EUA ESM HPD ARX-04b 49 voltas P
53. Rojas/Meyrick/Legge/Chaves EUA DeltaWing Racing 42 voltas P

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