URGENTE: F1 em Baku terá novo “tiroteio” e corrida curta no sábado em novo formato

terça-feira, 25 de abril de 2023 às 14:06

GP do Azerbaijão estreia novo formato da F1

A Fórmula 1 terá seu primeiro fim de semana de corrida curta da temporada de 2023 no GP do Azerbaijão de Baku neste fim de semana, e já será com o formato ajustado como o Autoracing antecipou AQUI.

A corrida de velocidade foi introduzida para apimentar o final de semana da Fórmula 1, oferecendo a chance de efetivamente ter três dias de ação competitiva (classificação na sexta-feira, corrida curta no sábado, corrida no domingo) em vez de uma sexta-feira inteira dedicada a sessões de treinos livres. Esse formato foi aprimorado para os seis eventos que serão executados no cronograma de 2023.

A corrida curta é uma versão abreviada do Grande Prêmio, 100 km do circuito – em Baku, isso equivale a 17 voltas.

O formato teve uma recepção boa com a maioria dos pilotos, com o atual campeão mundial Max Verstappen sendo um de seus maiores críticos. O holandês chegou ao ponto de sugerir que os constantes ajustes e expansão do formato de fim de semana com corrida curta da F1 acabarão por levá-lo a abandonar o esporte.

Então, o que mudou? Por que? E vai fazer muita diferença?

O formato antigo

Anteriormente, o principal evento classificatório da F1 na sexta-feira, que era disputado em segmentos chamados Q1, Q2 e Q3, definiria o grid para a corrida curta.

O resultado dessa corrida curta definiria o grid para o evento decisivo de domingo.

Sexta-feira: TL1, classificação para a corrida curta

Sábado: TL2, Corrida curta

Domingo: Grande Prêmio

Este cronograma foi impopular entre as equipes, que disseram que o treino de sábado era completamente irrelevante, uma vez que os carros não podem ser mexidos por causa do parque fechado..

O novo formato

Não apenas a sessão de treinos acabou, mas também abriu caminho para uma sessão de classificação mais curta e autônoma no sábado – apelidada de Tiroteio de sábado (Saturday Shootout) – que definirá o grid para a corrida curta também no sábado.

Sexta-feira: TL1 e classificação para o GP de domingo

Sábado: tiroteio de sábado, corrida curta

Domingo: Grande Prêmio

A principal diferença entre a classificação de sexta-feira e o tiroteio de sábado serão os horários.

Q1
Classificação de sexta-feira: 18 minutos
Tiroteio de sábado: 12 minutos

Q2
Classificação de sexta-feira: 15 minutos
Tiroteio de sábado: 10 minutos

Q3
Classificação de sexta-feira: 12 minutos
Tiroteio de sábado: 8 minutos

Espera-se que os tempos mais curtos criem mais riscos, especialmente no Q3, onde o tráfego ou incidentes na pista podem limitar os pilotos a apenas uma única tentativa cronometrada. Isso também significa que os pilotos que deixarem para marcar um tempo no final do treino correm mais risco de uma bandeira vermelha, deixando-os sem tempo de classificação, potencialmente criando uma ordem de grid menos previsível para a corrida curta.

A outra grande diferença entre a classificação de sexta-feira e o tiroteio de sábado serão os pneus.

O tiroteio determina que todas as equipes devem usar pneus novos. No Q1 e Q2 devem ser novos médios, enquanto os pilotos que definirem um tempo de volta no Q3 terão que fazê-lo com novos pneus macios.

Em ambos, cinco pilotos serão eliminados do Q1 e Q2 cada, deixando dez pilotos para lutar no Q3. No livro dos recordes, a pole position será do piloto que se classificar mais rápido na sexta-feira.

A mudança significa que tudo o que acontece no sábado agora é dedicado à corrida curta. Um resultado ruim ou um acidente na corrida curta não arruinará mais a posição inicial de um piloto para o GP normal de domingo.

Assim, por exemplo, quando Kevin Magnussen conquistou a pole position no treino classificatório do GP do Brasil no ano passado, ele teria largado da primeira posição no domingo sob o novo cronograma. Por correr no formato antigo, largou da oitava posição tendo caído para essa posição na corrida curta que se seguiu.

Pontos
Isso não mudou. Na corrida curta, os pontos são dados aos oito primeiros colocados em ordem decrescente, 8-7-6-5-4-3-2-1.

Essa é uma grande diferença para o Grande Prêmio, onde os pontos são dados aos dez primeiros, 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1, com um ponto de bônus para qualquer um dos dez primeiros que garanta a volta mais rápida da corrida. Assim, o evento principal de domingo ainda é a sessão mais gratificante em termos de campeonato.

O novo formato tornará a corrida curta mais emocionante?

A F1 certamente espera que sim. No formato antigo, onde o resultado da corrida curta era um golpe duplo, dando pontos aos oito primeiros e estabelecendo o grid para domingo, os pilotos corriam muito cautelosamente para que o formato mais curto não comprometesse o GP principal.

Um acidente ou uma quebra grave teriam um impacto enorme. Sob o novo formato, qualquer coisa que aconteça na corrida curta não terá consequências para o GP de domingo, a não ser um acidente muito grande onde a equipe não tenha condições de refazer o carro de um dia para o outro. Mas isso é muito raro e também pode acontecer no formato tradicional de um fim de semana com classificação no sábado e corrida no domingo.

O chefe da F1, Stefano Domenicali, é um grande fã do formato do fim de semana com corrida curta, ganhou as manchetes recentemente quando disse que queria substituir algumas sessões de treinos por eventos mais significativos. A F1 diz que sua pesquisa nos seis fins de semana de corrida curta nos últimos dois anos é que há um grande aumento tanto no público quanto no engajamento em uma sexta-feira, quando os fãs têm uma classificação valendo muito, ao invés de um treino livre sem valer nada.

No entanto, ainda existe uma preocupação óbvia. As equipes estão preocupadas com as pesadas contas de reparo que acompanham os acidentes, visto que todas as 10 equipes agora operam dentro de um limite de custo.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse em março: “A realidade é que é absolutamente ridículo fazer a primeira corrida de velocidade do ano em uma corrida de rua como o Azerbaijão. Mas acho que do ponto de vista do espetáculo, do ponto de vista dos fãs, provavelmente será uma das corridas de velocidade mais emocionantes do ano.”

“Do ponto de vista do limite de custo, tudo o que você não pode fazer é destruir seu carro, porque isso custa muito dinheiro. Portanto, uma corrida é suficiente em Baku, o fato de termos duas corridas, pode haver alguma ação lá.”

Por que a corrida curta divide opiniões?

O atual campeão mundial Max Verstappen sugeriu que o formato de corrida curta pode eventualmente levá-lo a deixar a F1 para sempre se se tornar uma parte maior do cronograma daqui para frente. As reservas de Verstappen são com o conceito e não com o formato e ele disse que as novas regras não mudarão sua opinião.

“Mesmo se você mudar o formato, não acho que esteja no DNA da Fórmula 1 fazer esse tipo de corrida curta”, disse Verstappen antes que o novo ajuste fosse confirmado.

“Espero que não haja muitas mudanças, senão não estarei por aqui por muito tempo.”

“Não sou nada fã disso. Quando fazemos todo esse tipo de coisa, o fim de semana fica muito intenso e já fazemos muitas corridas. Então não é o jeito certo de fazer isso.”

“Entendo que eles querem ter todos os dias emocionantes, mas acho melhor reduzir o fim de semana – correr apenas no sábado e no domingo. E se você começar a adicionar ainda mais coisas, não vale a pena para mim. Não gosto disso.”

Para alguns promotores de corrida, as corridas curtas são uma adição fantástica ao calendário, dando-lhes a chance de cobrar por três dias competitivos de ação. Isso levanta a questão de onde a F1 desenha a linha com este novo conceito de corrida curta. Os fãs também devem ter notado que a quantidade de corridas curtas dobrou de 2022 para 2023.

Com o sucesso de audiência do fim de semana de corrida curta – onde temos três dias de ação, ao invés de dois, é bem fácil prever que haverá mais de seis corridas curtas nos futuros calendários da F1, o que levanta dúvidas sobre se o formato tradicional de uma sessão de classificação no sábado, seguido por uma corrida no domingo, lentamente se tornará menos comum.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.