UP nova para ajudar Verstappen a bater recorde e ganhar o título?

quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 14:05

Toyoharu Tanabe, Masashi Yamamoto, Max Verstappen e Christian Horner

Não há dúvidas sobre o quão impressionante e consistente Max Verstappen tem sido nesta temporada. Tanto que ele poderá quebrar o recorde de pódio de todos os tempos da história da F1 ainda nesta temporada.

Ao longo da temporada, as atuações eficazes de Verstappen na pista o levaram a acumular vários pódios e agora ele se encontra em uma disputa direta pelo título com Lewis Hamilton, com apenas duas corridas restantes para o final.

O que é este recorde de pódios?

Atualmente, o recorde de mais posições no pódio em uma única temporada de F1 é compartilhado entre Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, que conseguiram 17. Nenhum piloto jamais bateu esse recorde, mas Max Verstappen está muito perto. E com 16 pódios até agora e duas corridas restantes nesta temporada dramática, ele pode fazer história da F1.

Mesmo que Verstappen tenha tido uma temporada fenomenal, ele teve mais do que seu quinhão de incidentes infelizes, e se não fosse por eles, já pode ter quebrado este recorde.

Especificamente, os eventos em três corridas nesta temporada afetaram as chances de Verstappen do título, em que erros individuais e os caprichos da “Dona Sorte” desempenharam um papel.

Um dos três ocorreu no GP do Azerbaijão, onde Verstappen parecia destinado a ganhar a corrida e fazer uma dobradinha cm Sergio Perez para a Red Bull, quando seu carro de repente teve um furo de pneu que o jogou no muro, custando-lhe uma vitória vital e mais outro pódio.

Verstappen também esteve envolvido no momento polêmico do GP da Inglaterra, onde teve uma colisão com Hamilton que levou toda a saga de regras a precisarem ser esclarecidas pelos comissários. Independentemente disso, o resultado final foi um abandono e outro potencial pódio escapou de suas mãos.

Finalmente, testemunhamos as cenas caóticas na Hungria que deixaram Verstappen com “meio carro” e tiraram outros pilotos da corrida por causa do erro na pista molhada logo na primeira curva de Valtteri Bottas. O dano no carro do holandês significou que ele só conseguiu chegar em P9.

Indiscutivelmente, a única coisa que poderia impedir Verstappen de bater esse recorde seria um ou mais desses infelizes eventos. Sua forma até agora tem sido excepcional e com a glória e o legado da F1 ao seu alcance, certamente ele vai se esforçar muito pelo título e consequentemente pelo recorde do pódio nas duas últimas corridas.

UP nova para as duas últimas corridas?

O Autoracing sabe que Verstappen pode estar prestes a tomar uma punição de grid por causa de um motor de combustão interna (ICE) novo que a Red Bull-Honda estaria estudando colocar no carro. Isso obviamente o atrasaria em termos de grid de largada em Jeddah em 5 posições, mas mesmo assim pode ser um grande benefício, pois significaria que eles poderiam usar um modo de motor com potência máxima para as duas corridas restantes.

As duas novas pistas que encerram o calendário da F1 com a estreia de Jeddah e a grande reforma de Abu Dhabi, que deixou muitíssimo mais veloz, estão sendo consideradas “pistas de potência” e um motor como mapeamento extremamente agressivo – como a Mercedes está fazendo-  está sendo estudado pela parceria Red Bull-Honda. Aguardemos a decisão sobre isso.

De qualquer maneira, um emocionante final de temporada nos aguarda.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.