UP Honda possibilitou mudança de conceito no RB20

segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 18:51

Koji Watanabe – Honda

A Red Bull e a Honda formaram uma parceria impressionante, que mais uma vez está vendo a equipe austríaca no topo no campeonato de construtores e Max Verstappen no de pilotos em 2024.

A Honda estreou na Fórmula 1 em 1964 como fabricante, mas não corre com equipe própria desde 2008.

Em vez disso, eles fizeram parceria com equipes como Williams e McLaren ao longo de sua história, mas o presidente Koji Watanabe disse por que agora eles estão trabalhando tão bem com a Red Bull e o que mudou para 2024.

Presidente da Honda compartilha mudanças na UP para lidar com o ‘inacreditável’ RB20

Depois de vencer 21 das 22 corridas em 2023, o desenhista chefe Adrian Newey começou a criar sua mais recente obra-prima para esta temporada.

Embora relatos tenham surgido que esta pode ser sua última temporada na equipe, ele tomou algumas medidas incomuns para melhorar o carro, mas que funcionaram muito bem.

Newey teve algumas preocupações sobre o carro durante os testes de pré-temporada, mas elas foram completamente infundadas, pois a equipe já garantiu 4 dobradinhas nos 5 GPs disputados até agora.

A Red Bull só não conseguiu vencer uma única corrida este ano e foi quando Max Verstappen sofreu uma falha técnica e Sergio Perez não conseguiu superar as Ferraris e McLarens.

No entanto, a Red Bull está podendo contar com um motor Honda muito confiável em 2024, cinco anos após o início da parceria.

Embora não estivessem no mesmo nível da Mercedes nas primeiras temporadas, eles não apenas diminuíram a diferença, mas também os ultrapassaram durante esse período.

Apesar de terem se retirado formalmente como fornecedora de UPs da Red Bull após a temporada de 2021, eles ainda têm trabalhado em estreita colaboração com a Red Bull nas últimas três temporadas.

Koji Watanabe explica a principal mudança feita pela Honda para 2024

Falando sobre a reação da Honda ao carro da Red Bull de 2024, Watanabe disse: “Para o carro da Red Bull deste ano, ficamos muito surpresos ao ver que eles mudaram tanto o RB20.”

“No ano passado vencemos 21 das 22 corridas juntos, mas eles ainda mudaram o conceito. É inacreditável!”

“Eles fizeram muitos pedidos para adaptar nossa UP ao novo conceito do RB20. Depois de vermos o RB20 na vida real ficamos muito surpresos com todas as mudanças que eles fizeram.”

“É claro que não podemos aumentar a potência (devido ao congelamento das UPs), mas pudemos adaptar o motor à nova máquina.”

“Isso deu à Red Bull mais liberdade para o desenho do carro e para o seu conceito aerodinâmico. É por isso que conseguiram mudar a posição dos radiadores de óleo, radiadores de água e etc.”

“Às vezes, no ano passado, corríamos o risco de danificar a unidade de potência, o que não se tornou um grande problema no final, mas sempre precisamos minimizar o risco.”

“É por isso que fizemos o nosso melhor para melhorar ainda mais a confiabilidade do motor neste ano.”

Red Bull Powertrains indo sozinha a partir de 2026

É fascinante saber que a Honda ficou tão surpresa com o carro de 2024 da Red Bull quanto o resto do paddock.

Ninguém esperava que o carro fosse tão diferente e a melhoria da confiabilidade da Honda certamente está ajudando no conceito do carro desta temporada.

Em 2026, no entanto, a Honda terá se retirado completamente da equipe e a Red Bull Powertrains será exclusivamente responsável para a nova unidade de potência do carro em um ano em que grandes mudanças regulamentares acontecerão.

O paddock da F1 ouviu vários rumores sobre como esse projeto está indo e isso pode ter um grande impacto sobre se Verstappen cumprirá seu contrato até o final de 2028.

A Honda ainda não está deixando a Fórmula 1 e será a fornecedora de motores da Aston Martin a partir de 2026.

Eles sabem que trabalharão com Fernando Alonso novamente após seu relacionamento desastroso na McLaren, mas o espanhol parece estar muito encorajado com a parceria, depois de anos assistindo o domínio da Red Bull.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.