Uma visão geral dos novatos da Fórmula 1 em 2025

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 às 20:15

Hadjar, Bearman, Bortoleto e Antonelli

A temporada de 2025 verá seis novatos em tempo integral chegando à Fórmula 1, um a menos do recorde de sete, em 2001.

Muitos já consideram esses novatos como a escalação mais forte de novatos da Fórmula 1 na história, com três dos seis já tendo entrado em um ou dois GPs para cumprir o papel de piloto reserva.

Todos os seis pilotos novatos também foram treinados e ensinados por suas respectivas academias de pilotos, o que se reflete na maneira como eles pilotam e competem na pista.

Os diretores de equipe dos novatos já deram seus votos de confiança nos jovens pilotos e estão ansiosos para ver como sua nova dinâmica de dupla de pilotos — uma mistura de juventude e experiência — pode redefinir o entusiasmo e a velocidade em suas equipes.

Para você ter uma ideia melhor sobre os jovens que estarão provando suas habilidades e talentos no nível mais alto do automobilismo de monopostos, aqui está o resumo do básico que você precisa saber sobre eles.

Kimi Antonelli

Nome completo: Andrea Kimi Antonelli
Equipe de F1: Mercedes F1 Team
Equipe júnior: Mercedes Junior Team
Idade na estreia: 18 anos
Nacionalidade: Italiana
Número de piloto em 2025: 12

Andrea Kimi Antonelli provou ser um jovem piloto talentoso muitas vezes. Ele se orgulha de ser o vencedor de vários campeonatos nos últimos dois anos, incluindo o ADAC F4 2022 e o Italian F4 2022, e no Campeonato Europeu Regional de Fórmula pela Alpine (FRECA) e no Campeonato Regional de Fórmula do Oriente Médio (FRMEC) em 2023.

A carreira de Antonelli nas corridas o viu subir rapidamente na classificação quando foi anunciado para pilotar pela Prema Team no campeonato de Fórmula 2 2024 ao lado de Oliver Bearman, um companheiro novato da Fórmula 1 de 2025, imediatamente após sua campanha na FRECA.

Desde que Antonelli começou a competir no nível de monopostos, a Prema tem sido a equipe que o apoia e o guia em sua carreira júnior.

Como prova de suas habilidades e talento, ele recebeu o Prêmio Dallara de Melhor Manobra de Ultrapassagem durante a cerimônia de premiação da FIA F2 por sua ultrapassagem sobre Franco Colapinto na corrida principal em Spa-Francorchamps.

O comprometimento de Antonelli com a manobra subindo a Eau Rouge em condições difíceis e chuvosas foi nada menos que corajoso — uma manobra espetacular que deixou os espectadores prendendo a respiração em suspense.

O CEO e diretor da equipe da Mercedes, Toto Wolff, também elogiou Antonelli por sua demonstração consistente de talento e velocidade.

Wolff está confiante em juntar Antonelli com o campeão de F2 2018 George Russell porque, por trás de sua força e talento, ambos os pilotos são graduados da equipe júnior da Mercedes. Os fãs já foram às redes sociais para rotular a dupla como “Juniorcedes”.

A equipe acolheu calorosamente Antonelli na família. Agora, o piloto sênior Russell promete uma parceria igual entre ele e Antonelli, tendo experimentado o mesmo tratamento de Lewis Hamilton, e espera grandes ideias do jovem de 18 anos.

Após sua última corrida com a Mercedes, Hamilton deixou um bilhete escrito à mão para o jovem piloto, desejando-lhe sorte e dizendo: “…Se você se importa com eles, eles se importarão com você porque são uma ótima equipe.”

Antonelli se tornará o terceiro novato mais jovem da F1 — depois de Max Verstappen e Lance Stroll — quando estrear em março, aos 18 anos e 203 dias.

Ollie Bearman

Nome completo: Oliver James Bearman
Equipe de F1: Haas F1 Team
Equipe júnior: Ferrari Driver Academy
Idade na estreia: 19 anos
Nacionalidade: Inglesa
Número de piloto em 2025: 87

Seguindo Antonelli na Fórmula 1 está seu companheiro de equipe na F2, Ollie Bearman. Este favorito dos fãs foi comparado ao piloto da Ferrari Charles Leclerc pelos muitos paralelos em suas carreiras, mas Bearman está, sem dúvida, abrindo seu próprio caminho no esporte.

Fazendo sua estreia em 2024 no GP da Arábia Saudita da F1 na Ferrari para substituir Carlos Sainz após uma apendicectomia, Bearman se tornou o piloto mais jovem da história dos Vermelhos. Com todos os olhos nele, ele impressionou ainda mais ao marcar pontos após terminar em P7, e até foi eleito Piloto do Dia.

Foi por seu desempenho excepcional naquele fim de semana, que ele recebeu o prêmio Pirelli Destaque do Ano. Bearman também considera seu fim de semana de estreia como um dos destaques de sua vida.

O piloto inglês entrou em mais dois GPs — o GP do Azerbaijão e o GP de São Paulo, ambos em cumprimento às suas funções de piloto reserva da Haas no lugar de Kevin Magnussen.

Pilotando ao lado de Nico Hulkenberg, Bearman marcou um ponto para a Haas em Baku, terminando em P10 e não ficou muito longe dos pontos em uma corrida chuvosa e caótica no Brasil, onde terminou em P12.

Bearman e Antonelli, além do vínculo fraternal, compartilham muitas semelhanças em suas carreiras. Em 2021, Bearman venceu o campeonato na F4 italiana e na ADAC F4.

Ele também é um piloto leal da Prema Team desde sua campanha de estreia na Fórmula 3 FIA em 2022, onde terminou em terceiro na classificação de pilotos, mesmo sendo um dos candidatos ao título, se a corrida final em Imola não tivesse terminado prematuramente devido a uma bandeira vermelha.

Na época de sua campanha na F2, Bearman já havia deixado sua marca e teve a oportunidade de se tornar um piloto de testes da Ferrari e da Haas.

Foi também em sua temporada de estreia na F2 que ele fez história na F2 liderando todas as sessões do TL1 até a corrida principal todo o fim de semana do GP do Azerbaijão de 2023.

O diretor da equipe Haas, Ayao Komatsu, disse que Bearman “amadureceu sob a orientação da Ferrari Driver Academy” e prevê um relacionamento positivo e de longo prazo com eles ao longo dos anos.

Gabriel Bortoleto

Nome completo: Gabriel Bortoleto Oliveira
Equipe de F1: Sauber Audi
Equipe júnior: McLaren Driver Development
Idade na estreia: 20 anos
Nacionalidade: Brasileira
Número do piloto em 2025: 5

Enquanto os fãs podem esperar como o vínculo fraternal de Bearman e Antonelli se desenvolverá no ano que vem, eles também podem esperar como os rivais do título de F2 de 2024 Hadjar e Gabriel Bortoleto podem continuar sua demonstração de habilidades e talento na pista.

Bortoleto se orgulha muito de seus títulos consecutivos no primeiro ano nos campeonatos de F3 e F2 nas últimas duas temporadas. O protegido de Alonso é mais um jovem piloto cuja ascensão na carreira tem sido impressionante, tendo competido na F3 em 2023, na F2 em 2024 e já pilotando na F1 em 2025.

Bortoleto é um talento geracional cujo histórico de campeonato é ainda mais comprovado quando ele recebeu o Prêmio Anthoine Hubert de 2024, o Prêmio de Novato do Ano da FIA e de Vitória Extraordinária Mecachrome.

Ele é o primeiro piloto a receber a Vitória Extraordinária Mecachrome por sua direção excepcional em Monza, onde foi de último para P1 na corrida principal, e o segundo piloto a receber o Prêmio Anthoine Hubert de novato mais bem colocado, depois do piloto da McLaren Oscar Piastri.

Após seu teste de pós temporada com a Sauber em Abu Dhabi, Bortoleto compartilhou sua empolgação em se juntar à sua nova equipe em 2025:

“Hoje marcou meu primeiro dia como piloto de Fórmula 1 — é uma sensação incrível… Coloquei meu foco em me adaptar ao carro, aprender o máximo possível, me acostumar com os engenheiros, com os mecânicos, com todos na equipe.”

“Os carros de F1 são muito mais rápidos, é definitivamente muito diferente da Fórmula 2, obviamente, mas estou ansioso por este novo capítulo. Estou ainda mais orgulhoso de fazer parte desta equipe agora e animado para ver o que podemos alcançar juntos no ano que vem.”

Isack Hadjar

Nome completo: Isack Alexandre Hadjar
Equipe de F1: RB
Equipe júnior: Red Bull Junior Team
Idade na estreia: 20 anos
Nacionalidade: Francesa
Número do piloto em 2025: 6

Isack Hadjar é mais um jovem piloto que deixou sua marca na Fórmula 2 como um dos talentos emergentes a serem observados. Após uma luta histórica pelo título com o também novato de 2025 Gabriel Bortoleto nas últimas corridas do campeonato de F2 de 2024, Hadjar voltou para casa como vice-campeão.

A segunda campanha de Hadjar na F2 com a Campos Racing foi nada menos que impressionante e determinada.

Ele também foi premiado com o Aramco Best Performance por sua corrida estelar em Melbourne, onde ele recuperou-se de uma vitória posteriormente desclassificada na Sprint Race no sábado para uma vitória válida na corrida principal no domingo — sua primeira vitória em sua carreira na F2.

A campanha do piloto francês na F2 só disparou a partir daí, pois ele conseguiu mais três vitórias junto com a luta pelo título.

Antes de sua ótima carreira na F2, Hadjar também terminou em terceiro no Campeonato Asiático Regional de Fórmula (FRAC) de 2022 e teve a oportunidade de pilotar em duas sessões de treinos livres de F1 em 2023 pela AlphaTauri e Red Bull.

O diretor da equipe RB da F1, Laurent Mekies, elogiou Hadjar por seus resultados consistentemente excelentes e impressionantes.

Enquanto alguns fãs esperavam que Hadjar ocupasse seu lugar ao lado de Max Verstappen na Red Bull em sua temporada de estreia, o jovem de 20 anos está mais do que animado para começar sua carreira na Fórmula 1 na RB, compartilhando:

“Sinto que estou entrando em um universo totalmente novo, guiando um carro muito mais rápido e correndo com os melhores pilotos do mundo. Será uma grande curva de aprendizado, mas estou pronto para trabalhar duro e fazer o melhor que puder pela equipe.”

A determinação focada e a coragem voltada para objetivos de Hadjar o tornam muito parecido com o atual campeão mundial Verstappen, um verdadeiro testemunho de que ele é um junior da Red Bull.

Os fãs não podem apenas esperar por sua velocidade na pista, mas também por seus rádios de equipe sempre “interessantes”, assim como seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda.

Jack Doohan

Jack Doohan

Nome completo: Jack Doohan
Equipe de F1: Alpine F1 Team
Equipe júnior: Alpine Driver Academy
Idade na estreia: 22 anos
Nacionalidade: Australiana
Número do piloto em 2025: 7

Este piloto australiano está prestes a se divertir, pois começará oficialmente sua carreira como piloto de Fórmula 1 em casa, em Melbourne.

Jack Doohan tem esportes a motor correndo em seu sangue com seu pai, Mick Doohan, sendo cinco vezes campeão da MotoGP, mas ele está trilhando seu próprio caminho na F1.

Doohan é o primeiro piloto da Alpine Academy a se formar no programa para uma vaga de tempo integral na F1. O diretor da Alpine Team, Oliver Oakes, disse que confia em Doohan, tendo visto como ele trabalha nos bastidores.

Oakes também compartilha que Doohan é um piloto comprometido com talento e potencial brutos, tornando-o seu melhor investimento enquanto eles começam um novo capítulo em uma temporada muito emocionante na Fórmula 1.

Enquanto Doohan aproveitou algum tempo como comentarista convidado em programas pós corrida para a F1TV na temporada passada, ele também tem credenciais de corrida em seu currículo que provam seu talento levando ao auge das corridas de monopostos.

Em 2021, Doohan terminou sua segunda temporada na F3 como vice-campeão, o que mais tarde lhe rendeu uma vaga na Alpine Driver Academy em 2022. Doohan se tornou um piloto reserva da Alpine em 2023 e terminou em terceiro no Campeonato de F2 de 2023.

O comprometimento de Doohan com a equipe e sua paciência determinada eventualmente o levaram a assumir o lugar de Esteban Ocon na corrida final da temporada de F1 de 2024 em Abu Dhabi.

Olhando para 2025, o piloto australiano compartilhou: “Estou muito satisfeito com nosso trabalho, testamos os pneus Pirelli de 2025 com muitos dados interessantes e feedback para dar.”

“Obrigado a toda a equipe por tornar a transição o mais suave possível. Foi fantástico voltar a correr, aprendi muito e ganhei muita experiência.”

No entanto, Doohan terá que lidar com a sombra de Franco Colapinto, que foi contratado como “empréstimo” por 5 anos da Williams para ser piloto reserva da Alpine, mas tem a clara preferência do conselheiro da equipe Flavio Briatore.

Rumores afirmam que Doohan terá apenas os 5 primeiros GPs de 2025 para provar que pode ser o titular. Caso ele fique muito atrás de seu companheiro de equipe Pierre Gasly, é quase certo que perderá seu assento para Colapinto no GP de Miami ou da Emilia Romagna em maio deste ano.

Liam Lawson e Max Verstappen

Liam Lawson

Nome completo: Liam Lawson
Equipe de F1: Red Bull Racing
Equipe júnior: Red Bull Junior Team
Idade na estreia: 23 anos
Nacionalidade: Neozelandesa
Número do piloto em 2025: 30

Após longo tempo tentando adivinhar quem ocuparia o assento vazio na Red Bull, Liam Lawson foi finalmente aclamado como o piloto que correrá ao lado do tetracampeão mundial Verstappen.

Como Hadjar, Lawson é um graduado da Red Bull Junior Team, onde fez contribuições muito boas para a equipe enquanto pacientemente acumulava experiência em categorias juniores.

Antes de se tornar o piloto reserva da Red Bull e AlphaTauri/RB em 2022, Lawson terminou uma temporada no DTM em 2021 como vice-campeão com a Red Bull AF Corse. No ano seguinte, ele terminou em terceiro no campeonato de F2.

2023 se tornou um ano mais movimentado para Lawson. Ele terminou o campeonato de Super Fórmula de 2023 como vice-campeão e substituiu Daniel Ricciardo na AlphaTauri por cinco corridas na Fórmula 1 após uma lesão sofrida na Bélgica.

Embora Ricciardo tenha retornado à equipe para terminar a temporada de 2023 e continuar correndo na temporada de 2024, Lawson fez um retorno à F1 após uma decisão surpreendente da RBR demitir Ricciardo após o GP de Singapura.

Lawson terminou as últimas seis corridas da temporada de 2024, totalizando suas inscrições em GPs em 11 corridas desde 2023.

Finalmente, após a demissão de Sergio Pérez, Lawson começará uma temporada de Fórmula 1 desde o início e desta vez com a Red Bull Racing, onde Horner acredita na capacidade do jovem de 23 anos de entregar resultados fortes e o considera um “verdadeiro piloto” por sua coragem de entrar na briga com pilotos mais experientes.

Após o anúncio confirmando sua vaga, Lawson compartilhou seu entusiasmo por ser companheiro de equipe de Verstappen: “Estou super animado para trabalhar ao lado de Max e aprender com um campeão mundial, não tenho dúvidas de que aprenderei com sua experiência. Mal posso esperar para começar!”

Entretenimento

Seis novatos trazendo suas próprias habilidades brutas e fome de vitória certamente farão uma temporada interessante em 2025. Além de tudo isso, o humor e a inteligência da Geração Z capturarão os corações dos fãs da F1 em todo o mundo, pois eles trazem mais entretenimento dentro e fora da pista.

Depois de anos alimentando sua paixão por uma oportunidade de provar seu valor ao pilotar ao lado de campeões experientes, vencedores de corridas e participantes do pódio, esses seis novatos certamente estarão motivados a aproveitar ao máximo uma oportunidade que acontece muito poucas vezes.

Lembre-se dos nomes deles — Antonelli, Bearman, Bortoleto, Hadjar, Doohan e Lawson — e faça suas apostas, porque essa nova geração de pilotos veio para ficar.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.