Uma ideia que poderia salvar o GP de Mônaco

sexta-feira, 3 de junho de 2022 às 13:37

GP de Mônaco

O especialista em F1 e ex-desenhista de carros de corrida Gary Anderson apareceu com uma ideia para tornar as corridas em Mônaco mais interessantes, uma vez que o Principado está correndo um sério risco de ser extinguido do calendário da Fórmula 1 pela Liberty.

O GP dessa temporada mais uma vez foi uma procissão e a F1 sequer aproveitou a chuva na hora da largada para começar a corrida, que poderia ser muito melhor com pista molhada do que quase seca, como foi o caso.

Mônaco é a joia (comercial) do calendário e o evento é bastante prestigiado por patrocinadores. Vencer a corrida de F1 faz parte da prestigiosa ‘tríplice coroa’ do automobilismo e a celebração ao seu redor sempre foi envolta pos um fascínio especial.

Anderson diz que a corrida também é cansativa para pilotos e equipes, e para o espectador geralmente é uma procissão monótona pelas ruas estreitas. O britânico pensou em mudanças na pista para tornar a corrida mais agradável para o espectador e pilotos.

Uma pista mais emocionante e longa em Mônaco

De fato, o GP de Mônaco corre o risco de ser retirado do calendário, pois o contrato expirou e com as expansões da Liberty Media, não há muito espaço para assinar novamente. Espera-se que uma corrida mais agradável dê ao evento mais uma razão para existir, acredita Anderson. No The Race, o especialista em F1 fala sobre sua solução: “Esta é a minha proposta; antes da entrada do túnel você vira à esquerda um pouco mais cedo em vez de à direita na Portier. As ruas lá já existem e podem precisar ser ligeiramente modificadas para a F1.”

A ideia do britânico é então fazer com que os carros de F1 passem até o Beach Plaza Hotel, onde deve ser construída uma rotatória para que os pilotos possam dar um 180 graus novamente na direção do túnel. Com isso, Anderson acredita que são possíveis mais manobras de ultrapassagem. Além disso, desta forma, duas zonas DRS podem ser adicionadas nas retas antes e depois da rotatória, o que alongará o circuito em cerca de um quilômetro. Veja:

Ideia de Gary Anderson para Mônaco

O planejamento urbano de Anderson para Mônaco

Anderson pensou bastante e disse, entre outras coisas: “Este traçado tem muitos pontos positivos. A maioria das ruas já existe, então não será muito caro. Além disso, o circuito também estará localizado em uma parte de Mônaco que não é densamente povoada. […] A nova rotatória pode garantir que a nova parte que seria construída ali se envolva melhor com a cidade velha.”

Anderson gosta da ideia de uma rotatória com as mesmas características do grampo: “Poderia se tornar o pequeno anfiteatro de Mônaco com arquibancadas dentro e ao redor da rotatória”. O britânico ainda pede à Liberty Media que invista em uma área VIP acima das possíveis arquibancadas, como farão em Las Vegas.

O editor-chefe do Autoracing, Adauto Silva concorda que a ideia de Gary Anderson parece boa e talvez seja a única saída para Mônaco não perder seu GP: “Fora os velhos fãs hardcore, nenhum fã novo vai ficar assistindo uma procissão de carros na TV por duas horas. Tradição no esporte é bom, mas sozinha não significa nada. Precisa vir acompanhada de atrativos esportivos e alguma imprevisibilidade para gerar emoção.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.