Uma comparação entre os carros de McLaren, Ferrari e Toyota para 2009

quarta-feira, 24 de novembro de 2010 às 22:46
Asas dianteiras do MP4-24 e do TF109

Após o lançamento do modelo MP4-24 da McLaren, é possível fazer uma comparação entre os três primeiros carros já lançados visando a temporada 2009 da Fórmula 1. Além da escuderia parceira da Mercedes-Benz, também já apresentaram os seus modelos a Ferrari (F60) e a Toyota (TF109).

Asa dianteira

Enquanto a Ferrari construiu uma asa modesta dupla em forma de ponte e a Toyota uma versão básica, a da McLaren parece pronta para competir. O painel do cano principal se caracteriza por curvas arrebatadoras que partem de uma borda de ataque horizontal com altura mínima. As aletas móveis coloridas vermelhas são curvadas similarmente na tentativa de melhorar o fluxo de ar no interior das rodas dianteiras, ao maximizar o downforce.

Visão pelo alto

Os três modelos vistos de cima

A McLaren não tem as “pequenas construções” que Ferrari e Toyota têm na frente de seus tanques de gasolina. As aberturas dos compartimentos são igualmente interessantes, com um formato oval bastante diferente do visto no TF109 e no F60.

O MP4-24 não parece ser tão estreito na parte traseira como o F60.

Outro fator de destaque é a suspensão do modelo MP4-24. Na foto abaixo pode-se ter uma idéia da configuração.

A suspensão do MP4-24

Lado a lado

Os três carros vistos pelo lado

O bico da McLaren é mais curto do que o da Ferrari, mas mais longo do que o da Toyota. Parece mais alto, embora essa impressão seja distorcida ligeiramente na fotografia acima pela placa terminal da parte de trás.

O MP4/24 tem uma cobertura de motor mais longa do que os rivais, e uma seção muito maior de corte na asa traseira.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.