Um domingo inesquecível

domingo, 9 de janeiro de 2011 às 16:49

nelsinho-hamilton-massa

Um domingo inesquecível

Hoje foi um daqueles domingos em que o amante do esporte a motor, principalmente o brasileiro, não esquece mais! Foram duas corridas de pura adrenalina e vamos falar de ambas!

Logo de manhã tivemos uma alegria que não acontecia há muitos e muitos anos… dois brasileiros no pódio da Formula 1, Nelsinho Piquet e Felipe Massa. Nelsinho foi ajudado pela sorte e não há dúvida disso. Timo Glock teve a suspensão traseira esquerda arrebentada bem na entrada da reta do box e encheu o muro de Hockenheim provocando um safety-car. Nelsinho tinha acabado de fazer seu único pitstop na corrida e isto o colocou lá na frente, já que quase todos aproveitaram para fazer suas últimas paradas.

De repente Nelsinho se viu em terceiro, sendo que os dois que estavam a sua frente não pararam e teriam que fazê-lo logo mais. O problema é que atrás de Nelsinho vinham carros muito mais rápidos e a pergunta era quanto tempo ele resistiria sem ser ultrapassado. O safety-car recolheu e a corrida recomeçou com Felipe Massa no cangote de Nelsinho. E atrás de Felipe vinha outro carro rápido babando também, a BMW de Nick Heidfeld. A corrida que até então estava morna com domínio total de Lewis Hamilton, ganhou contornos dramáticos, ainda mais considerando que a McLaren errou e não trouxe Hamilton para reabastecer durante o safety-car.

Massa começou a apertar, mas Nelsinho respondia bem com voltas cada vez melhores. Hamilton entra para reabastecer e Nelsinho Piquet lidera a corrida com Felipe em segundo. Mas, para minha surpresa Felipe não consegue sequer ameaçar Nelsinho, que anda cada vez melhor. Enquanto isso, Hamilton volta do reabastecimento completamente alucinado e começa a ultrapassar um por um sem tomar conhecimento de ninguém. Alonso, bicampeão companheiro de Nelsinho, que anda com uma boca maior que o mundo, faz uma corrida bizarra tomando ultrapassagens de todos os lados e rodando sozinho na pista.

Lá na frente a coisa esquenta quando Hamilton chega em Massa e ultrapassa com grande facilidade. Agora só faltava chegar em Nelsinho para reassumir a liderança, o que acontece em mais duas ou três voltas. Nelsinho, inteligentemente não briga com Hamilton, pois isso poderia fazer com que Massa se aproximasse, e deixa o inglês passar logo para terminar num espetacular segundo lugar! Foi muito emocionante ver um Piquet novamente no pódio da Formula 1, ainda mais com Felipe Massa do outro lado. Vibrei demais!

Agora, há que se falar de Lewis Hamilton. O que esse cara guia não é brincadeira não, aliás, é coisa muito séria. Além de tudo, mesmo com a pouca experiência que ele tem, já dá mostras claras que aprendeu a acertar o carro muito melhor do que fazia. Seu único problema ainda é aquela ansiedade típica dos jovens, que faz com que eles (pena que eu não possa mais me incluir nessa) cometam erros, às vezes inacreditáveis! De qualquer maneira, hoje na Formula 1 não tem pra ninguém e ele só não ganha o campeonato se o carro não permitir.

vale-stone-saca-rolha-2008

No finalzinho da tarde, na ensolarada Califórnia, tivemos a corrida da MotoGP no desafiador circuito de Laguna Seca. E que corrida! Stoner, que fez a pole e dominou todos os treinos com enorme facilidade, largou bem como sempre e assumiu a ponta. Valentino, que dessa vez também largou bem, o seguiu em segundo. Mas apenas por quatro curvas, porque na quinta já meteu por dentro ultrapassando o australiano de maneira surpreendente.

Mas Stoner não se abateu e o que se seguiu foi um duelo épico entre dois pilotos extra-classe. Fica até difícil colocar em palavras o show de pilotagem de ambos durante voltas a fio andando absolutamente no limite, às vezes um a milímetros do outro. Trocaram a liderança da corrida algumas vezes, sempre com ultrapassagens muito forçadas e muito difíceis, dando a impressão que cairiam das motos a qualquer momento. Valentino chegou a sair na terra na saída do famoso saca-rolhas e conseguiu se manter a frente na base da raça. Por mais que pareça ambíguo, a moto de Stoner, que nas mãos de qualquer outro piloto parece uma carroça “inguiável”, na do australiano parece mais equilibrada do que a de Valentino, que lutava contra uma Yamaha touro bravo para se manter a frente de Stoner.

Num certo momento da corrida a TV mostrou um gráfico muito interessante de freios e aceleração simultâneos das motos de Valentino e Stoner. O que se viu foi que Stoner confia plenamente no CT de sua moto e reacelera antes de Valentino, que compensa freando depois de Stoner. Uma câmera colocada na traseira da moto de Valentino delatava o estrago no seu pneu traseiro, que inclusive começou a soltar pedaços dando a impressão que não resistiria até o final. Mas como todo campeão também precisa de um pouco de sorte, Stoner se aproximou demais na entrada da curva dos boxes e para não bater em Valentino saiu um pouco da pista, o suficiente para cair na caixa de brita. Conseguiu erguer a moto e voltar a corrida em segundo, já que tinha uma semana de vantagem para o pelotão que vinha atrás. E assim deu Valentino numa das melhores corridas da MotoGP que já assisti até hoje!

Veja os melhores momentos!

{youtube}sfPM77TsGaA{/youtube}

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.