Ultrapassagens aumentaram em 2022. Quem ultrapassou mais?

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022 às 15:53

Lewis Hamilton e Max Verstappen

O novo regulamento da Fórmula 1 para aproximar mais os carros durante as corridas foi feito por duas principais razões; aumentar as disputas roda a roda e consequentemente o número de ultrapassagens em relação aos anos anteriores. Os números dizem que deu certo.

A Pirelli revelou após o dia de teste em Abu Dhabi que as ultrapassagens aumentaram 30% em 2022 em comparação com o ano passado. Os novos regulamentos claramente introduziram melhorias, tornando mais fácil para os pilotos seguir outros carros mais de perto na pista.

O fornecedor de pneus contabilizou apenas ‘ultrapassagens genuínas’. Posições ganhas através de abandonos ou pit stops não foram contadas. Mas qual piloto realizou o maior número de ultrapassagens?

Hamilton o grande vencedor, Zhou surpreende

Lewis Hamilton terminou em primeiro com 56 ultrapassagens na última temporada. O heptacampeão mundial foi seguido de perto por Fernando Alonso e depois Max Verstappen. A Mercedes teve um início medíocre e até esteve no meio do pelotão no início do ano. Nos momentos finais da temporada, a equipe alemã conseguiu diminuir a diferença para Red Bull e Ferrari.

Embora Verstappen tenha uma posição média de classificação de 2,59, o piloto da Red Bull muitas vezes teve que vir de longe em 2022. Na Itália e na Bélgica, por exemplo, o holandês teve que largar mais atrás após uma punição de grid. Por isso, ele ainda terminou em alta na classificação de ultrapassagens. Alonso e Hamilton tinham carros piores e sempre largavam mais atrás no grid, portanto eles tinham que conseguir fazer ultrapassagens na corrida para melhorarem suas posições de largada.

Talvez a maior surpresa da lista seja Guanyu Zhou. O piloto da Alfa Romeo terminou em quarto lugar com 52 ultrapassagens. Apesar de ter terminado apenas em P18 no campeonato de pilotos, Zhou provou que pode fazer boas ultrapassagens largando no meio ou no final do pelotão.

O último lugar de Nicholas Latifi, por outro lado, pode não ser uma surpresa. O canadense muitas vezes largou no final do grid nesta temporada e também não conseguiu recuperar muitas posições. O companheiro de equipe Alexander Albon conseguiu fazer mais ultrapassagens, mesmo no carro ruim da Williams.

Veja o ranking das ultrapassagens:

Lewis Hamilton: 56
Fernando Alonso: 54
Max Verstappen: 53
Zhou Guanyu: 52
Carlos Sainz: 50
Charles Leclerc: 49
Esteban Ocon: 49
Lance Stroll: 45
Yuki Tsunoda: 41
George Russell: 40
Sebastian Vettel: 39
Kevin Magnussen: 39
Lando Norris: 37
Mick Schumacher: 36
Pierre Gasly: 36
Sergio Perez: 32
Valtteri Bottas: 29
Daniel Ricciardo: 26
Alexander Albon: 26
Nicholas Latifi: 12

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.